QUEM PODE FAZER UM IMPLANTE ODONTOLÓGICO? SAIBA AGORA!

A implantodontia proporciona uma série de benefícios aos pacientes, que passam a mastigar e falar melhor, além dos ganhos estéticos, que trazem melhora na autoestima. Mas há uma dúvida que muitas pessoas têm: quem pode fazer um implante odontológico?

Em primeiro lugar, é preciso desmistificar esse tratamento, que já é acessível à população. É importante também que mais pacientes recebam informações sobre as vantagens do implante dentário e, assim, possam melhorar a qualidade de vida e ter um sorriso mais bonito.

Neste post vamos explicar em detalhes para quem o procedimento é indicado, os benefícios do tratamento e como é feita a colocação desses dispositivos. Acompanhe!

O que é um implante odontológico?

Antes de respondermos quem pode fazer um implante odontológico, é importante entender em que consiste esse dispositivo. Ele foi desenvolvido para substituir um dente natural, por isso é similar em sua resistência, função e aparência. É formado por 2 partes:

  • pino, que funciona como a raiz do dente e é fixada no osso da mandíbula ou maxilar, abaixo da gengiva;
  • coroa, que funciona como um dente natural e é colocada em cima do pino.

Os implantes são uma revolução na Odontologia porque são feitos de titânio — um elemento químico que tem as características de massa muito semelhantes às da hidroxiapatita, uma substância presente no nosso tecido ósseo.

E isso significa que as chances de rejeição após a colocação desse dispositivo são baixíssimas, porque o organismo não o considera como um corpo estranho. As células de defesa “enxergam” o titânio da mesma maneira que a hidroxiapatita.

Assim, a cicatrização é facilitada em um processo conhecido como osseointegração, ou seja, o osso se integra ao titânio de forma natural — como se fosse um único elemento.

Dessa forma, o medo que muitos pacientes tinham no passado com o risco de rejeição do implante dentário não tem mais razão de existir. A única preocupação após o tratamento é seguir o protocolo no pós-operatório para que a cicatrização ocorra sem contratempos.

Quem pode fazer um implante odontológico?

Se você pensa que os implantes são indicados somente para pessoas idosas está muito enganado. O tratamento é indicado para qualquer pessoa que perdeu um ou mais dentes, inclusive pacientes jovens que por algum acidente, por exemplo, tiveram a perda dentária.

Dessa maneira, qualquer indivíduo que já tenha a estrutura óssea totalmente desenvolvida pode fazer o procedimento e voltar a sorrir com segurança. O importante é passar pelo dentista para que ele avalie se há condições ou contraindicações temporárias ou definitivas para o implante — principalmente em relação às questões de saúde.

Contraindicações

O implante dentário é contraindicado para pessoas que têm dificuldade de cicatrização ou uma deficiência no sistema imunológico. Pacientes com diabetes descontrolada, doenças cardíacas graves, câncer e doença autoimune também não estão aptos ao tratamento.

No caso de gestantes, o recomendado é esperar o bebê nascer para fazer o procedimento com mais tranquilidade e sem riscos.

Uma outra questão é em relação ao volume ósseo do paciente, que deve ser suficiente para suportar o implante. Em caso negativo, o tratamento poderá ser feito da mesma forma, entretanto será preciso passar por uma etapa anterior — a cirurgia de enxerto ósseo, procedimento para a produção de volume ósseo adequado.

Para que não ocorra perda de massa óssea, a recomendação é que o implante seja colocado o mais rápido possível após a perda ou extração de um ou mais dentes. Dessa maneira, haverá sustentação adequada para o dispositivo sem a necessidade do enxerto ósseo.

Quais as vantagens dos implantes?

Não é exagero dizer que quem pode fazer um implante odontológico tem sua vida transformada após o tratamento. Acompanhe a seguir as vantagens desse procedimento:

  • o paciente mastiga melhor, o que ajuda na digestão completa dos alimentos e evita uma série de problemas de saúde;
  • ao contrário das próteses móveis, os implantes são fixos, assim as pessoas podem mastigar, sorrir e conversar com segurança;
  • o titânio é um material biocompatível, dessa forma, o risco de rejeição é quase inexistente;
  • o implante dentário pode trazer melhorias na fala e respiração;
  • fazer a higienização é bastante fácil, já que o implante é como um dente natural;
  • o dispositivo apresenta boa durabilidade quando o paciente é disciplinado com a higienização bucal;
  • ter a dentição completa proporciona um sorriso mais estético.

Como o implante dentário influencia a autoestima do paciente?

Pacientes com dentição incompleta se sentem envergonhados e, simplesmente, deixam de sorrir, de conversar com desconhecidos e até de se alimentar em público. Isso é bastante grave, pois pode influenciar toda a rotina da pessoa, especialmente sua autoestima.

Com o implante odontológico, a pessoa volta a sorrir e fica mais confiante nas relações pessoais e profissionais. Portanto, é um tratamento que além de trazer bem-estar pode ter uma influência positiva em diversos outros aspectos da vida do paciente.

Existem riscos na colocação dos implantes?

Muitas pessoas têm medo do implante dentário por conta da cirurgia. No entanto, o que muita gente não sabe é que a cirurgia da extração dentária é muito mais incômoda do que a de inserção de um implante. Além disso, para a sua colocação não é preciso desgastar os dentes saudáveis.

Você pode ficar tranquilo com a cirurgia — é feita no consultório e o paciente não sente dor, pois recebe anestesia. O procedimento consiste em realizar um corte na gengiva a fim de chegar até o osso para que seja possível fazer a inserção do pino. Depois é colocado um tipo de tampa de proteção e o dentista faz a sutura no local.

Após cerca de 4 ou 6 meses (ou período menor, dependendo das condições do paciente), ocorre o processo de osseointegração e o especialista abre novamente a região para preparar o implante e a gengiva para receber a coroa.

Agora que você já sabe quem pode fazer um implante odontológico, procure o tratamento se você perdeu um ou mais dentes ou ainda quer substituir a prótese móvel. O procedimento é muito seguro e os resultados vão trazer qualidade de vida e aumento da autoestima.

Ficou interessado em colocar o implante dentário? Entre em contato com os especialistas da Odonto Company e marque uma consulta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.