Bichectomia: o que é e quais as suas vantagens?

Nos últimos anos, a bichectomia entrou para o hall de cirurgias queridinhas entre os brasileiros. Isso porque, muitas famosas como Kim Kardashian e Kylie Jenner aderiram a cirurgia para conquistar um rosto mais fino. Mas o que muita gente não sabe, é que o procedimento pode ser realizado por um cirurgião dentista e é mais simples do que se imagina.

Você se incomoda com o tamanho das suas bochechas e gostaria de ter o rosto mais magro e acentuar as maçãs? Então, esse procedimento pode ser indicado para você. No post a seguir, explicaremos melhor o que é a bichectomia, para quem é indicada e quais os cuidados necessários no pós-operatório, confira.

O que é bichectomia?

A bichectomia, ou lipoplastia facial, é um procedimento cirúrgico realizado pelo cirurgião dentista e que tem como objetivo reduzir as bochechas, deixando o rosto mais fino e alongado.

Nesse procedimento, acontece a retirada total ou parcial das bolas de Bichat, estruturas gordurosas, também chamadas de corpos adiposos bucais, que ficam localizados entre o maxilar e a mandíbula e conferem o formato arredondado ao rosto.

Apesar de serem formadas por tecido adiposo, as bolas de Bichat não respondem ao emagrecimento, ou seja, elas continuam presentes mesmo que ocorra a perda de peso. Por questões genéticas, muitas vezes, essa estrutura é maior do que o desejado, causando incômodos estéticos ao paciente, por isso, é possível fazer a remoção.

Para que serve a bichectomia?

Esse procedimento tem como principal função a estética para harmonização orofacial. Seu objetivo é deixar o rosto com a aparência mais magra, fina e alongada.

Além dessa finalidade, também é indicada para pacientes que, por terem as bochechas muito grandes, apresentam traumas e dores na mucosa, decorrentes de mordidas constantes.

Para quem a bichectomia é indicada?

Antes de mais nada, é preciso que o paciente passe por uma avaliação profissional para entender se está elegível para o procedimento e quais são as suas expectativas. Também é importante a realização de exames pré-cirúrgicos.

A cirurgia é indicada para pessoas que apresentam o formato do rosto muito arredondado, volume pouco definido, bochechas muito grandes ou pouca definição da mandíbula em razão da gordura da papada e pescoço. Mas é claro, desde que o paciente se incomode com essas características.

Apesar de ser mais procurado por mulheres, homens com esse biotipo também podem optar pela cirurgia e se beneficiarão com os resultados.

Quais as contraindicações?

É preciso que o profissional avalie as expectativas e o formato de rosto do paciente para verificar se o procedimento é mesmo necessário. Pacientes que já apresentam o rosto fino e magro não devem realizar a cirurgia, com o risco de sofrerem com o envelhecimento precoce.

Além do formato de rosto, outros fatores também são contraindicações para a bichectomia, são eles:

  • uso de radioterapia ou quimioterapia;
  • cardiopatias severas;
  • infecções locais ou sistêmicas;
  • deficiências de coagulação;
  • problemas hepáticos e renais graves;
  • gravidez;
  • menores de idade.

Quais as vantagens de fazer uma bichectomia?

A bichectomia é uma cirurgia com recuperação rápida, baixo custo e resultados satisfatórios, por isso, tem despertado o interesse de tantos pacientes. A principal vantagem do procedimento é a melhora da autoestima e autoconfiança promovida pela mudança estética.

Além disso, é um procedimento relativamente simples e minimamente invasivo. Por ser feito com anestesia local, é um processo indolor e o pós-operatório assemelha-se ao de uma extração do terceiro molar.

Os resultados também podem ser vistos rapidamente. Em aproximadamente 15 a 20 dias é possível conferir as primeiras mudanças e a remodelação total pode ser notada em 90 dias.

Como é feita a cirurgia de bichectomia?

A cirurgia é bem simples e dura entre 30 minutos e uma hora. Com anestesia local, é realizada uma pequena incisão dentro da boca bem em cima da bola de Bichat em cada lado da face. Em seguida, é pressionado o lado externo da bochecha para que a gordura atravesse o corte e a mesma é removida com uma pinça.

Após a remoção, o cirurgião fará a sutura, que acontece internamente, sem deixar cicatrizes externas. Os pontos podem ser do tipo absorvíveis ou normais. No caso dos normais, o paciente precisará fazer a remoção após 7 dias.

A bichectomia não é uma cirurgia reversível, isso quer dizer que, após realizado o procedimento, não se pode voltar atrás.

Quais os cuidados antes e após a cirurgia?

Antes da cirurgia, é importante que você faça uma pré-avaliação com o profissional. Lembre-se de informá-lo sobre quais medicamentos você toma e tire todas as suas dúvidas sobre o procedimento.

No pré-operatório também serão realizados alguns exames para verificar a condição física do paciente, como o de glicemia, o coagulograma e o hemograma completo.

A recuperação não apresenta grandes complicações. O recomendado é fazer compressas de gelo e utilizar faixas de compressão faciais nos três primeiros dias para diminuir os inchaços, dores e hematomas.

A alimentação nos dois primeiros dias deve ser, em sua maior parte, líquida. No entanto, o paciente também pode ingerir papinhas e alimentos que não demandem força na mastigação.

O repouso é recomendado nos dois primeiros dias e o paciente não deve fazer esforço físico na semana após a cirurgia. Além disso, devem ser tomados os medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos receitados pelo cirurgião. Por fim, é preciso uma atenção redobrada na higiene bucal, para evitar o risco de infecções.

Quais resultados esperar da bichectomia?

A bichectomia é uma cirurgia que promove uma melhoria na estética. Alguns pacientes notam mudanças significativas, enquanto em outros casos, a mudança é sútil. Por isso, é fundamental que você converse com seu cirurgião dentista para alinhar suas expectativas.

Os resultados esperados da cirurgia são o afinamento da parte inferior do rosto, promovendo a definição das mandíbulas e maçãs.

Apesar de ser um procedimento seguro, que praticamente não oferece riscos, a bichectomia ainda assim é uma cirurgia e, por isso, para que ocorra de forma tranquila, é importante contar com um profissional qualificado e experiente, além de uma clínica especializada no assunto e equipada para lidar com possíveis complicações.

A Odonto Company conta com uma infraestrutura de qualidade e uma equipe multidisciplinar para atender todas as demandas da odontologia moderna. Entre em contato conosco e conheça mais sobre os nossos serviços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.