CONFIRA O QUE É ODONTOGERIATRIA E SUA IMPORTÂNCIA PARA OS IDOSOS!

odontogeriatria
odontogeriatria

Você sabe o que é odontogeriatria? Se você se lembrou que o termo se refere a algo voltado para pessoas da terceira idade, está completamente certo. O termo geriatria é bastante utilizado para especificar médicos que trabalham promovendo a saúde especificamente de pessoas idosas.

A odontogeriatria é baseada no mesmo conceito. A única diferença é que a profissão é uma área voltada para assegurar a saúde oral das pessoas idosas. O odontogeriatra trabalha com a prevenção e tratamentos de problemas bucais em pessoas que já chegaram à terceira idade.

Neste post, vamos falar sobre a importância da geriatria e sobre alguns cuidados que contribuem para que os idosos tenham uma boa saúde bucal. Acompanhe!

A odontogeriatria é importante para a saúde bucal dos idosos?

Agora você sabe o que é odontogeriatria, mas qual a importância dessa área para os idosos? Um dentista precisa ser especialista nessa área para tratar de problemas de saúde bucal de uma pessoa mais velha? Bom, a resposta para a segunda pergunta é: não exatamente.

Um dentista não especialista nessa área pode perfeitamente atender uma pessoa idosa, mas o odontogeriatra tem conhecimentos mais aprofundados sobre o organismo desse tipo de paciente, por isso, ele é capaz de oferecer um diagnóstico mais preciso e propor os tratamentos mais adequados.

Alguns problemas de saúde bucal tendem a ser mais frequentes à medida que envelhecemos. Por isso, contar com o apoio de um dentista geriatra, pois ele tem profundo conhecimento sobre doenças sistêmicas e limitações que o idoso pode vir a apresentar.

De fato, problemas de saúde bucal podem afetar o restante do organismo de qualquer pessoa. Entretanto, no caso de quem já chegou à terceira idade, isso ainda se torna grave, pois com o avanço da idade, o sistema imunológico fica mais sensível. Além disso, idosos são mais propensos a desenvolver doenças bucais,  como a gengivite e a periodontite. A periodontite é a mais grave dessas patologias e, quando não tratada, pode causar problemas cardíacos.

Quais os cuidados necessários com a saúde bucal na terceira idade?

Há alguns anos, as pessoas mais velhas não se preocupavam muito com a aparência e isso se refletia em seus cuidados com a boca. No entanto, os tempos mudaram e os idosos hoje se preocupam cada vez mais em manter uma boa imagem.

Afinal, uma das características mais marcantes de uma pessoa é seu sorriso e para mantê-lo é preciso manter uma rotina diária de cuidados, que são bastante básicos. A seguir, citamos algumas medidas capazes de assegurar que o idoso conserve não só a beleza de seu sorriso, mas sua integridade e saúde bucal. Confira!

Mantenha higiene bucal adequada

Os cuidados com a higiene bucal são a forma mais efetiva e barata de manter dentes bonitos e saudáveis por toda a vida. Por isso, é importante que o idoso escove os dentes sempre após as refeições e faça uso do fio dental pelo menos uma vez ao dia. Complementar a limpeza com um enxaguante sem álcool também é uma forma de manter a boca longe das bactérias causadoras da placa bacteriana e mau hálito.

Tenha cuidado extra com as próteses

É bastante comum que pessoas mais velhas usem próteses, inclusive parciais. Embora não haja o risco de incidência de cáries para pacientes que usam dentadura, eles ainda devem ter uma higiene bucal bastante rigorosa. Isso porque as próteses acumulam resíduos alimentares com muita facilidade e, se não forem limpas adequadamente, vão contribuir para a proliferação de bactérias.

Com isso, o idoso corre um risco maior de sofrer com inflamações nas gengivas e com a incidência de mau hálito.

Hidrate-se sempre

Com o avanço da idade, também é normal que as pessoas produzam menos saliva devido ao uso de medicamentos para controle de doenças sistêmicas com diabetes e hipertensão.

Por isso, é essencial que o idoso tome bastante líquido ao longo do dia, para evitar lesões nas gengivas devido a má adaptação nas próteses.

Visite periodicamente o odontogeriatra

As visitas periódicas ao dentista são essenciais para a prevenção e tratamento de doenças. Apesar de parecer uma recomendação óbvia, muitas pessoas pensam que, depois de ficarem mais velhas, as visitas ao dentista não precisam ser tão frequentes.

Na verdade, é o contrário. É justamente nessa fase que nossa saúde bucal requer mais cuidados, pois o sistema imunológico é mais frágil e ficamos mais propensos ao desenvolvimento de doenças.

Pessoas idosas podem recorrer ao implante dentário?

Sim, claro! Com os avanços na odontologia e o aumento da expectativa de vida, é cada vez mais comum a realização de implantes na terceira idade. Uma das poucas exigências para que o idoso se submeta ao tratamento é que ele deve ter um bom quadro de saúde — aliás, essa é uma obrigatoriedade para todos os pacientes que desejam fazer um implante dentário.

Mas, como pessoas mais velhas costumam ter a saúde mais frágil. Além disso, o paciente deve ter estrutura óssea o suficiente para receber o implante ou ser apto a receber um enxerto ósseo.

Os resultados quem se submete ao tratamento com implantes na terceira idade é semelhante a pacientes mais jovens. Após a cirurgia e recuperação do paciente, ele tem uma melhora significativa em sua qualidade de vida. Isso porque ele tem de volta sua capacidade de mastigação — um benefício que a dentadura não proporciona.

Por que isso é tão importante?

Como a capacidade de mastigação é restaurada, o estado nutricional do paciente também melhora, pois seu organismo absorve melhor os nutrientes contidos nos alimentos.

Isso tudo sem falar nos ganhos para a autoestima do idosos, que se sente mais seguro em relação a sua aparência. Todos esses fatores influenciam para que o idoso se sinta mais feliz consigo mesmo e tenha mais disposição para realizar suas tarefas diárias ou conviver com família e amigos.

Mas, vale ressaltar que, apesar de a idade não ser empecilho para que um paciente faça um implante dentário, somente o dentista pode avaliar a possibilidade de o tratamento ser realizado e indicar a melhor técnica para cada caso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.