PONTE MÓVEL DENTÁRIA: SAIBA O QUE É E QUANDO É UTILIZADA

Não é de hoje que você quer ter o sorriso harmônico, certo? Pois saiba que uma solução para quem perdeu alguns dentes é a ponte móvel ou removível. Neste texto, explicamos o que é, para que serve e quais as vantagens do método que promete unir conforto, segurança, estética e o melhor custo-benefício para sua saúde bucal. Leia agora mesmo!

O que é e para que serve a ponte móvel?

Várias pessoas têm problema com a perda dos dentes, seja por trauma, cárie, desgaste ósseo ou até alguma disfunção na gengiva. Para não sofrer com os danos causados pela falta dentária, uma ótima saída é a colocação de próteses.

Entre as opções disponíveis na clínica estão as pontes removíveis. Antes de tudo, é preciso explicar o que é isso. Especificadamente, as próteses substituem os dentes que faltam nas arcadas, sejam os incisivos, os molares, os pré-molares ou os caninos.

Para que você não tenha mais dúvidas sobre o método, saiba que a técnica faz uso de uma estrutura removível que auxilia quem está sem alguns dentes. O material da peça pode ser a base de resina acrílica, metal ou uma combinação de ambos

A principal diferença entre a ponte móvel e a fixa é, como o nome indica, a possibilidade de o paciente poder retirar o material quando bem desejar. Porém, se a prótese for do tipo parcialmente removível, existe uma diferença: ela é baseada nos elementos dentários, o que a deixa ainda mais segura e confortável na boca.

Com a adaptação bucal à ponte, você pode desfrutar de inúmeros benefícios, ganhando não apenas a estética de um belo sorriso, mas tendo funções como a mastigação e a fonação de volta.

Apesar de a técnica ser uma solução para muita gente, há casos em que não deve ser cogitada. Por isso, é bom entender quando o procedimento é eficaz!

Quando a ponte móvel passa a ser opção?

Para saber se o caso clínico apresentado por você requer prótese removível, é preciso ir ao consultório. O primeiro passo que o dentista toma é fazer uma análise da sua situação e, se necessário, pedir alguns exames como as fotografias e as radiografias da face para identificar o problema.

Com os dados em mãos, ele pode apontar o tratamento que mais se encaixa com você. Geralmente, a ponte móvel é uma indicação para quem apresenta algum grau de perda dentária e, no entanto, consegue manter ou restaurar a região óssea natural.

Outro fator que você deve apresentar para optar pela ponte removível é o histórico de saúde. Se existem requisitos biológicos que implicam a utilização do método móvel, o profissional conversará com você sobre o assunto a fim de explicar o porquê de escolhê-lo em detrimento do fixo.

Contudo, como a ponte é apoiada sobre a gengiva, é preciso saber também se essa região tem a estrutura adequada para receber a peça, o que mais uma vez ressalta a importância de ser acompanhado por um dentista experiente em uma clínica equipada!

Quais são as vantagens da ponte móvel?

Você já entendeu o que é quais são os casos indicados para uso da ponte móvel, não é mesmo? Está na hora de conhecer as principais vantagens do método, que une a naturalidade ao conforto, sem esquecer a segurança e a renovação da autoestima atrelada ao novo sorriso.

Naturalidade

A ponte móvel é ideal para quem está com alguns dentes a menos, seja por trauma ou outras disfunções. Por isso, o método tem como objetivo restaurar tanto a função como a estética da boca com naturalidade.

Como ninguém quer perder a beleza do sorriso, a prótese se assemelha à dentição natural. Após a instalação, a pessoa nota imediatamente o resultado.

Preservação

Sem dúvida, um dos pontos altos da colocação da prótese removível é que ela preserva os dentes já existentes. Se o paciente apresenta uma boa condição periodontal, a estrutura gengival e óssea é preservada e reforçada para receber a peça.

Os efeitos da naturalidade do sorrir são notados, inclusive, a longo prazo, com menos danos à saúde bucal e a possibilidade de, no futuro, investir em implantes dentários.

Limpeza

A facilidade na higienização é outro ponto vantajoso, já que a prótese pode ser facilmente removida. A recomendação geral é que a estrutura receba escovação após as refeições e uma vez antes de dormir. Para isso, use escova com cerdas macias e um produto não abrasivo, seja a pasta ou as pastilhas efervescentes.

Valor

Em geral, a pessoa que chega ao consultório com perda dental já sofre os malefícios da disfunção. Se ela apresentar os requisitos para ter uma prótese removível, pode gastar bem menos com o tratamento, em comparação com a do tipo fixo, cujo implante requer mais tempo.

Como a saúde vem sempre em primeiro lugar, a ponte móvel pode oferecer um ótimo custo-benefício. Mas a vantagem não para por aí!

Conforto

Com o avanço da ciência odontológica, a prótese móvel ganhou N melhorias. Se antes alguns pacientes relatavam incômodo na etapa de adaptação à peça, hoje em dia não faltam comentários positivos sobre a qualidade da ponte. A estrutura é realizada para estar o mais próximo possível da aparência natural, causando conforto inigualável.

Autoestima

Quem não quer ter um belo sorriso hoje em dia? A preocupação com o sorrir é algo unânime na sociedade. Não por menos a aparência desdentada é vista com maus olhos. Um derradeiro benefício da ponte móvel é que ela traz autoestima para você voltar a gargalhar sem estar preocupado com o que os outros vão pensar.

Neste conteúdo, você ficou por dentro da colocação da ponte móvel. A prótese removível é ideal para quem perdeu alguns dentes, mas consegue preservar uma região óssea na boca sem perder a beleza do sorriso. Além disso, pôde perceber as principais vantagens do método, que é bastante natural, confortável e seguro para o paciente!

Agora que você já sabe para que serve e quais são os principais benefícios da ponte móvel, leia este artigo para conhecer as próteses totais, também chamadas de dentaduras!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.