4 SINAIS QUE INDICAM QUE A CRIANÇA PRECISA USAR APARELHO

Não é preciso esperar a vida adulta chegar para

Criança aparelho Ortodontia
Criança aparelho Ortodontia

perceber a necessidade de usar aparelho ortodôntico. Na verdade, enquanto as crianças ainda têm os dentinhos de leite já é possível observar alguns sinais que mostram que logo será necessária a correção dentária.

Mesmo que o uso do aparelho seja recomendado a partir dos seis anos, bem antes disso os pais mais atentos já podem perceber alguns sinais de que algo não vai bem com os dentes dos filhos. Quer saber quais são? Separamos 4 indícios facilmente reconhecíveis de que a criança pode precisar usar aparelho nos dentes. Confira abaixo!

1. Respiração bucal

A criança permanece muito tempo com a boca aberta? Ao dormir, o hábito se mantém e até provoca um pouco de ronco? É bom ficar atento! Além de poder indicar alguma dificuldade do trato respiratório, é comum que a boca constantemente aberta tenha a ver com os dentes. Algumas alterações no esqueleto podem fazer com que o osso maxilar fique muito à frente da mandíbula, tornando difícil manter a boca fechada.

2. Chupeta acima dos 3 anos

A gente sabe que não é fácil fazer a criança largar a chupeta, mas se ela já passou dos 3 anos, a intervenção será necessária pelo bem dos dentinhos que ainda virão. Essa idade é crucial, uma vez que é quando a criança já tem todos os dentes na boca.

O uso da chupeta pode causar o que se chama de “mordida aberta anterior”, que se caracteriza pelo fato dos dentinhos anteriores (que ficam na frente) da parte de cima não tocarem os de baixo. Isso é, os dentes da frente não se encostam. Além do mais, a chupeta também pode alterar o tônus muscular da face, trazendo problemas na mastigação e deglutição dos alimentos.

3. Pouco espaço entre os dentes de leite

Dentes de leite muito juntinhos também pode ser um indicativo de que será necessário usar aparelho no futuro. Isso porque os dentes permanentes que os substituirão são bem maiores e, portanto, precisam de espaço para se acomodarem. Na falta de espaço, os dentes podem entortar.

4. Mordida cruzada

A mordida cruzada pode ocorrer de duas formas, posterior (atrás) e anterior (na frente). O encaixe correto da mordida deve ser sempre com os dentes de cima à frente dos de baixo. Portanto, a mordida cruzada posterior é aquela que ocorre quando os dentes inferiores (de baixo) de trás da boca ficam à frente dos dentes superiores. O mesmo ocorre na mordida cruzada anterior, porém, na parte da frente do sorriso.

É bom estar atento à formação dentária das crianças, pois é unânime entre os especialistas: quanto antes o problema for corrigido, melhor! Então, se a criança apresenta ao menos dois desses sintomas, é hora de procurar o dentista e agilizar a documentação ortodôntica para garantir uma dentição bonita e, acima de tudo, funcional. A boa notícia é que hoje em dia já existem opções de aparelhos ortodônticos!

E aí, acha que o seu pequeno logo vai precisar usar aparelho? Esse assunto ainda gera tantas dúvidas nos pais que fizemos um post exclusivo com as 8 dúvidas mais comuns sobre o aparelho para crianças!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.