CONHEÇA 6 BENEFÍCIOS DA PRÓTESE OVERDENTURE

Perder um ou mais dentes nunca é uma situação agradável — e as consequências dessa perda envolvem desde a saúde, que fica com a mastigação comprometida e os músculos orais mais fracos, até os impactos na autoestima, que certamente afetam a qualidade de vida de qualquer pessoa. Nesses casos, não se preocupe: a “dentadura de encaixe”, como é popularmente conhecida, pode ser a solução para um sorriso completo!

Quando falamos em próteses dentárias, várias pessoas já pensam que o procedimento está fora do seu alcance por conta do preço, que muitos acreditam ser elevadíssimo. Esse, no entanto, não é o caso da prótese overdenture, como também é conhecida a dentadura de encaixe.

Ela não é novidade para a odontologia, mas continua sendo amplamente realizada por um único motivo: vale a pena! É claro que apenas um dentista poderá indicar a melhor opção para cada pessoa, mas a facilidade de limpeza, o conforto e a segurança que a dentadura de encaixe oferece fazem dela uma das saídas mais recorrentes de quem procura reconstruir o sorriso e recuperar a segurança ao falar e comer.

Quer conhecer os outros benefícios desse procedimento? Continue a leitura do post!

Conheça os detalhes da dentadura de encaixe

Também chamada de sobredentadura, essa prótese é total, ou seja, indicada para quem perdeu grande parte ou todos os dentes. Embora tenha sido criada na década de 90, ela ainda faz muito sucesso nos consultórios odontológicos por uma série de benefícios, inclusive financeiros.

A prótese overdenture se diferencia da tradicional por conta dos seus clipes, que se fixam em barras de sustentação. Isso dá muito mais segurança ao paciente e a certeza de que a dentadura não vai se deslocar enquanto ele fala ou come, por exemplo.

Ela é feita em porcelana ou outro material que se assemelhe aos dentes naturais. A sua colocação é realizada por meio de dois ou quatro pinos de titânio, que são inseridos na mandíbula superior ou inferior e servirão de ancoragem, como se fossem novas raízes. Na dentadura, são colocados os pinos de encaixe.

Desta forma, quando na boca, a overdenture permanece imóvel, perfeitamente segura e sem mostrar nenhum sinal de instabilidade. Ao mesmo tempo, é fácil de desencaixar, o que possibilita uma higiene dentária e bucal bem mais simples, uma vez que a dificuldade na limpeza é uma das principais queixas de quem faz uso de próteses fixas.

Para quem a prótese overdenture é indicada

Ela é recomendada, especialmente, para pessoas que tiveram grande perda dentária. É claro que apenas um dentista conseguirá determinar, por meio de exames e análises, qual é a melhor solução para cada caso. Contudo, algumas características são mais determinantes para o uso da dentadura de encaixe, como:

  • pessoas com pouca estrutura óssea ― entretanto, é necessário que haja alguma para a fixação do suporte;
  • pacientes que têm dificuldade na higienização de outros modelos, como a prótese fixa;
  • casos de desconforto ou até mesmo machucados por conta do acrílico da dentadura móvel e fragilização da gengiva pela ausência de dentes.

É importante salientar também que, como a prótese é fixada na gengiva, é indicado que a dentadura de encaixe seja retirada para dormir para que a mucosa não suporte a pressão o tempo todo.

Contraindicações da prótese overdenture

Como todo procedimento, a colocação da dentadura de encaixe tem algumas contraindicações. O tratamento não é recomendado nos seguintes casos:

  • tensão excessiva dos músculos da mastigação;
  • estomatite ou outra doença do sistema oral;
  • doenças do sistema nervoso central;
  • doenças cardiovasculares;
  • diabetes.

Veja os 6 benefícios da prótese overdenture

1. Aparência natural

Pessoas que já convivem com a falta de alguns dentes há tempos acabam ficando com os tecidos flácidos, afetando aparência e o contorno da face. Com a dentadura de encaixe, é oferecido um suporte para a língua e para as bochechas, remodelando o rosto de maneira natural.

2. Segurança

Imagine só viver com medo de sorrir, de falar e de comer na presença de outras pessoas. Para aqueles que usam dentaduras, isso é comum — afinal, ela fica apenas encaixada na gengiva, movimentando-se sempre que se usa a boca.

Com as dentaduras de encaixe, o paciente se sente muito mais seguro, uma vez que ela fica fixada pelos pinos e não se movimenta com a fala ou com a mastigação, por exemplo.

3. Conforto

A base de acrílico das dentaduras móveis machuca a gengiva, que já se torna mais frágil por conta da ausência dos dentes. O atrito diário é bastante incômodo, e isso faz das próteses overdenture uma boa opção para quem precisa recuperar o conforto ao comer, principalmente.

4. Autoestima

É impossível falar de recuperar o sorriso e não falar em recuperar a autoestima! Especialmente em pacientes mais velhos, que já convivem com a falta de dentes há mais tempo, é visível a mudança na autoconfiança e no astral.

5. Facilidade de higienização

Com o avanço da idade, muitas pessoas vão sentindo dificuldade em higienizar as próteses fixas. No caso da dentadura de encaixe, é muito mais fácil manter a limpeza correta, uma vez que o próprio paciente pode removê-las e higienizá-las bem. Depois, é só encaixar de novo.

O uso da dentadura de encaixe exige um cuidado bem minucioso quando o assunto é higiene bucal. Embora não demande nenhum procedimento especial ou diferente da rotina de higiene comum, é importante ter a regra das 3 escovações diárias em mente, pois, o uso dessa prótese pode aumentar a incidência de cáries.

6. Preço mais barato

Por ter um número menor de próteses e de inserções de pinos de titânio, a dentadura de encaixe tem um preço bem mais acessível que o de outras técnicas, como a prótese fixa.

No entanto, uma série de fatores pode influenciar nesse preço, como o tipo de encaixe utilizado e as barras metálicas internas. Junto com o dentista, você conseguirá definir quais são os materiais mais adequados e, só assim, chegar ao valor final.

Mais segura que a dentadura móvel e muito mais fácil de higienizar — além de mais barata — que a prótese fixa, a dentadura de encaixe é uma boa solução para quem busca um tratamento dentário com preço acessível e eficiente.

Agora que você já sabe mais sobre a dentadura de encaixe, agende agora mesmo a sua visita e converse com um dos nossos profissionais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.