QUEM TEM IMPLANTE PODE USAR APARELHO? ENTENDA O CASO

Quem não quer ter um sorriso harmônico para gargalhar sem medo nos eventos com amigos e família? Prioridade na vida de muitos brasileiros que desejam restabelecer a beleza e a função da boca, a situação pode deixar dúvida em quem já tem uma prótese e precisa alinhar os dentes.

Para resolver a questão, este post explica detalhes sobre o implante dentário e responde a dúvida de muitas pessoas: quem tem implante pode usar aparelho? Leia agora mesmo e descubra!

Quais casos precisam de implante dentário?

Antes de responder à sua pergunta sobre o uso específico do aparelho, é necessário explicar o que é, para que casos é indicado e como o implante é colocado pelos profissionais. Fique tranquilo, nós esclarecemos o caso para você!

Como o nome indica, a prótese é uma solução ortodôntica para quem perdeu um ou vários dentes, seja de forma acidental ou em decorrência de algum problema bucal, como o surgimento de cáries, a evolução de uma disfunção na gengiva ou até mesmo a agenesia (incapacidade que pessoas têm de desenvolver os dentes). Assim, recomenda-se o tratamento para que as funções da boca (como mastigação e fonação) sejam executadas perfeitamente.

Mas de que material são feitos os implantes e onde exatamente são colocados? Tirando a dúvida, eles são construídos com material metálico (compatível com o corpo humano), a exemplo do titânio, que apresenta fixação bastante segura e uma aparência muito natural na substituição da raiz do dente.

Se você ainda está com dúvida sobre a região implantada, pode-se dizer que o maxilar ou a mandíbula são as áreas que recebem o procedimento que devolve as funções da boca e dá uma nova harmonia ao sorriso. Mas o implante, certamente, requer uma rotina de cuidados!

Por que dentes implantados necessitam de cuidados?

Você leu anteriormente que quem apresenta perda dentária pode sofrer má-oclusão e outros problemas no corpo. Não é por acaso que a prótese tem sido uma revolução na odontologia para acabar com a aparência desdentada.

Porém, como a implantação é um tipo de cirurgia, ela requer cuidados para ser feita de forma saudável. Sabe quais? Estão entre as responsabilidades do paciente visitar sempre o dentista, fazer exames radiológicos, ter higiene bucal diária, evitar o fumo e fugir dos alimentos com textura muito resistente.

Quando pessoas com implante podem usar aparelho?

Muitos pacientes com perda dental chegam ao consultório com dúvidas. Entre as questões, esta chama a atenção: o tratamento com aparelho pode ser indicado para quem tem ou pretende colocar implante?

Ora, é possível que a recomendação do dentista inclua os dois procedimentos, uma vez que a implantação restabelece o vazio deixado pela perda do dente e o uso do aparelho melhora o espaço e o posicionamento dentário.

Antes de tudo, o aparelho do tipo ortodôntico é ideal para quem apresenta desarmonia na dentição, já que a técnica ajuda a movimentar os dentes a partir do uso de algumas peças, a depender do tipo (móvel, fixo ou combinação de ambos).

Agora, quando ele é permitido para quem tem implantes? A resposta depende de cada caso diagnosticado, mas a prótese bem colocada não causa nenhuma restrição à vida do paciente (muito pelo contrário) e pode perfeitamente ser alinhada ao aparelho para restabelecer as funções bucais do dia a dia.

Implante bem colocado

Como você viu anteriormente, o implante ajuda quem tem perda dentária a voltar a sorrir com qualidade de vida. Entretanto, é preciso ressaltar que o aparelho não deve ser uma opção viável caso a prótese tenha sido mal colocada. O principal objetivo da técnica é harmonizar o sorriso e não corrigir a implantação anterior.

Agora, se você já tem uma prótese e ela não aparenta estar bem posicionada, a primeira coisa que você deve fazer é procurar um profissional experiente. O cirurgião dentista diminuirá os danos anteriores ao focar em corrigir o formato (angular) do implante.

Ancoragem para prótese

Para que o aparelho trabalhe o posicionamento dos dentes (como é esperado pelo paciente), a posição do implante deve estar funcionando corretamente na boca. Em caso afirmativo, você consegue usufruir da cirurgia para, inclusive, conseguir ancorar a instalação do novo tratamento.

Sabe como o implante consegue ancorar o novo aparelho? O material da implantação é resistente e geralmente não sofre risco de quebrar. Nesse sentido, a região implantada se acomoda ao aparelho como se fosse um parafuso sob o osso, trazendo mais estabilidade ao sorriso.

Sem apresentar movimento (o parafuso é combinado ao osso da arcada), o implante oferece um forte apoio para o aparelho conseguir puxar e alinhar os dentes. Nessas horas, o acompanhamento profissional deve ser sempre um aliado para você conseguir sucesso na intervenção!

Por que a situação requer acompanhamento profissional?

É certo que a perda de um ou vários dentes prejudica a sua saúde. Mas hoje em dia a odontologia apresenta várias possibilidades para reverter a aparência desdentada. Implantes e aparelhos ortodônticos ajudam pessoas a sorrir novamente, mas desde que acompanhadas por quem realmente entende do assunto.

Sabe por que você deve recorrer à ajuda do dentista? Com o paciente na clínica, o especialista faz um estudo amplo para planejar o tratamento indicado e chegar mais rapidamente ao resultado esperado. Se for o caso, a técnica escolhida pode combinar a instalação do implante com o aparelho e aumentar a perfeição do método.

De toda forma, você também tem o seu papel no desempenho do processo, uma vez que o cuidado no dia a dia (seja após uma implantação ou uma colocação de aparelho) deve ser mantido com rigidez, ao escovar os dentes, alimentar-se bem e fazer a manutenção bucal.

Neste conteúdo, você ficou por dentro do que são o implante e o aparelho ortodôntico e descobriu que há como combinar os dois tratamentos para potencializar o processo dental do paciente. Como a implantação não se move, ela serve de suporte para que o alinhamento dos dentes ocorra satisfatoriamente.

Viu como há casos clínicos nos quais quem tem implante pode usar aparelho? Para voltar a sorrir com segurança, entre em contato conosco agora mesmo e agende a sua avaliação com um dentista!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.