CONQUISTANDO O SORRISO DOS SONHOS COM A ESTÉTICA ODONTOLÓGICA

Na era das selfies, exibir um sorriso arrasador é o desejo de muita gente. Mas não é só para aparecer bem nas fotos que devemos manter o cuidado com a saúde bucal. Ela é fundamental para melhorar a autoestima que, por sua vez, é extremamente importante para garantir a qualidade de vida.

Mesmo sabendo disso, muitas pessoas ainda acreditam que a estética odontológica não é uma especialidade importante, mas não é bem assim. Afinal, o sorriso é nosso cartão de visita, por isso, cuidar da estética dentária faz toda a diferença.

Para saber mais sobre o que é a odontologia estética e como ela pode ajudá-lo, vamos listar algumas informações neste post. Confira!

O que é essa especialidade?

A odontologia estética ou dentística é uma área que atua diretamente na aparência bucal, do rosto e do maxilar. Seu objetivo é transformar o sorriso, buscando um resultado harmônico e elevando a autoestima do paciente.

Além de auxiliar no aspecto físico e psicológico, essa especialidade também contribui com a saúde bucal, pois o uso de próteses erradas, perda de dentes ou mordida torta podem prejudicar a respiração e a nutrição.

São inúmeros os procedimentos estéticos disponíveis no mercado e a cada ano, graças aos avanços da tecnologia, novos tratamentos são criados.

Qual a importância do sorriso para a autoestima?

Se você acha que buscar um sorriso bonito é pura vaidade, está errado. Pessoas satisfeitas com sua imagem são mais alegres, confiantes e seguras de si. Além disso, estar satisfeito com seu corpo é um incentivo para hábitos mais saudáveis.

Pessoas que não se sentem confiantes com seu sorriso, muitas vezes tornam-se inseguras ao falar ou rir publicamente. Quem trabalha diretamente com o público também precisa apresentar um sorriso bonito, pois isso contribui para o sucesso profissional.

Como seria o sorriso dos sonhos?

Para alcançar o sorriso ideal, o que buscamos é harmonia. O tamanho, forma, posição e cor dos dentes devem ser harmônicos, assim como a proporção e simetria das gengivas e lábios. Contudo, é preciso respeitar cada indivíduo, pois não existe um sorriso ideal universal, cada pessoa apresenta um padrão próprio.

Atualmente, os tratamentos dentários relacionados à estética são a porta de entrada para muitos pacientes nos consultórios odontológicos. A busca por dentes cada vez mais brancos também melhorou a relação com os cuidados com a saúde bucal.

Como a odontologia estética pode ajudar?

Essa área da odontologia está em constante evolução e trabalha com técnicas e materiais seguros para oferecer conforto e satisfação aos pacientes.

Nessa área os tratamentos são inúmeros e solucionam desde os problemas mais simples até os mais complexos. Confira, abaixo, alguns procedimentos que podem ser realizados por um profissional de odontologia estética qualificado.

1. Clareamento dental

O clareamento dental é o mais procurado pelos pacientes. Ele pode ser realizado de várias formas, mas os dois modos mais comuns são: no consultório, utilizando o método a laser, ou em casa, aplicando um gel específico com o auxílio de uma moldeira.

Antes de optar pelo clareamento, é importante atentar-se à presença de restaurações, pois elas não mudam de cor, podendo ser necessária sua substituição após o procedimento.

É fundamental o acompanhamento do dentista para ambos os tratamentos, que têm duração média três semanas.

2. Aparelhos ortodônticos

Os aparelhos alinham o sorriso e também auxiliam na prevenção de perdas dentárias. Hoje, existem diversas opções no mercado, como:

  • aparelho fixo: são os mais comuns e ficam colados aos dentes. Podem ser feitos de porcelana, aço inox ou policarbonato;
  • aparelho móvel: não é colado nos dentes, apenas encaixado. Ajuda a posicionar a arcada dentária, exercendo pressão também nos ossos do maxilar;
  • aparelho extraoral ou extrabucal: tem ação ortopédica, auxiliando no controle dos ossos da face;
  • alinhadores transparentes: são alinhadores removíveis termoplásticos para a correção dos dentes. Sua vantagem é ser totalmente transparente, discreto e confortável.

3. Alongamento dos dentes

O alongamento dos dentes pode ser feito por meio das lâminas de contato, facetas de porcelana, ou cirurgia gengival. As lâminas de contato são muito procuradas, pois podem ser aplicadas em vários dentes corrigindo tamanho, formato, cor, alinhamento e espaçamento em pessoas que desejam um sorriso mais harmônico.

4. Peeling gengival

O peeling gengival tem o objetivo de deixar a gengiva mais clara e uniforme, removendo, cirurgicamente, as manchas. O paciente recebe uma anestesia local e o dentista realiza uma leve demarcação das mucosas, removendo os melanócitos — células que fabricam as manchas.

Após 2 ou 3 anos, é necessário realizar a manutenção para conter a nova formação das células. O resultado é um sorriso mais leve e de aparência mais saudável.

5. Encurtamento da gengiva

Sorrisos gengivais também causam incômodos a alguns pacientes. Para resolver esse problema, o paciente pode optar pela gengivoplastia, uma pequena cirurgia que retira um pedacinho da gengiva, alongando os dentes e redesenhando o sorriso. É simples e feito apenas com anestesia local.

Já quem tem a gengiva muito curta e deseja alongá-la, pode recorrer ao enxerto, conseguindo um excelente resultado.

6. Próteses e implantes

A falta de dentes é um problema comum que afeta diretamente a autoestima das pessoas. Para solucionar esse problema, o paciente pode recorrer a implantes ou próteses.

A técnica de implante é feita por meio de um parafuso de titânio ou zircônia que é inserido no osso e, em seguida, é colocada a prótese com aparência similar aos dentes naturais. Já no caso de prótese fixa, não é necessário o implante, pois ela ficará apoiada nos dentes laterais.

Em que casos a odontologia estética é indicada?

O paciente deve procurar um dentista para tratamentos estéticos sempre que houver prejuízo na aparência dos dentes e/ou do rosto. Se algo em seu sorriso está fazendo com que você se sinta inseguro de falar em público ou de conviver em sociedade, é hora de procurar uma clínica especializada.

Lembre-se que estética odontológica e saúde bucal andam juntas, por isso, é comum que problemas funcionais acarretem consequências estéticas e vice-versa.

A Odonto Company conta com profissionais qualificados e toda a tecnologia necessária para oferecer os melhores tratamentos estéticos. Entre em contato conosco e agende agora mesmo sua avaliação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.