Entenda o que é invisalign e quais as suas vantagens

Seu sonho sempre foi ter dentes alinhados e um sorriso perfeito, mas você se considera velho para aderir aos clássicos aparelhos metálicos? O invisalign pode ser a solução ideal para você, finalmente, alcançar esse sonho.

Talvez você esteja se perguntando: mas o que é invisalign? Para tirar todas as suas dúvidas, vamos explicar tudo o que é preciso saber sobre esse tipo de aparelho e por que ele pode ser a melhor opção para você. Continue a leitura e confira!

O que é invisalign?

É uma alternativa cada vez mais procurada aos aparelhos ortodônticos convencionais. Diferentemente dos aparelhos metálicos, que ficam colados aos dentes, o invisalign utiliza jogos de moldeiras transparentes feitas sob medida para cada paciente.

Essas moldeiras são chamadas de alinhadores e são trocados a cada 15 dias conforme as orientações do dentista. Todo o tratamento é simulado por um software em 3D e é possível visualizar detalhadamente o processo do começo ao fim.

Para que serve esse tipo de aparelho?

É um erro pensar que o invisalign serve apenas para os casos mais simples. Esse conceito ficou para trás e hoje é possível tratar até os problemas mais severos com os alinhadores.

Entre os casos que podem ser resolvidos estão:

  • dentes apinhados;
  • dentes muito espaçados;
  • mordida cruzada;
  • sobremordida;
  • prognatismo.

Apesar do leque de problemas que o aparelho pode resolver, é importante ter em mente que cada caso é único e somente um profissional qualificado está apto a avaliar o seu sorriso e garantir que esse é o aparelho indicado.

Quais as características do aparelho?

O invisalign é composto por aparelhos transparentes e totalmente removíveis, ou seja, você pode retirar os alinhadores para comer, beber e escovar os dentes. São confeccionados em placas de material acrílico que garantem conforto e permitem a movimentação e alinhamento dos dentes.

O tratamento, diferente dos aparelhos convencionais, possibilita consultas mais rápidas, pois não há a necessidade de ajustes nem reparos de peças quebradas.

Quais as vantagens em relação ao aparelho metálico?

As vantagens desse tratamento são inúmeras e a principal é o fator estético. Por serem completamente transparentes, os alinhadores ficam invisíveis e não comprometem em nada o sorriso. São a melhor opção, portanto, para quem trabalha diretamente com a imagem ou se considera velho demais para os aparelhos convencionais.

Outra vantagem é a higiene. Por serem removíveis, os alinhadores possibilitam que o paciente realize os procedimentos de higiene bucal sem dificuldade. A facilidade de retirar os aparelhos quando preciso também será um ponto positivo na alimentação, tendo em vista que não é preciso se preocupar com alimentos muito duros ou que fiquem grudados no aparelho.

Quando utilizar esse aparelho?

Como vimos, o invisalign garante um tratamento excelente e pode ser utilizado em praticamente todos os casos em que o aparelho tradicional seria utilizado. Ele é a melhor opção para pessoas que não se sentem confortáveis com a ideia do aparelho fixo e também para quem trabalha com a imagem, como atores e repórteres.

Quer entender se essa é a melhor opção para você? Procure um profissional credenciado e especializado para avaliar seu caso, montar seu planejamento e iniciar o tratamento com o invisalign.

Agora que você já sabe o que é invisalign, que tal receber mais dicas sobre saúde bucal? Assine nossa newsletter e receba diretamente em seu e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.