Como acabar com o mau hálito? Veja 4 dicas práticas

Sofrer de mau hálito pode trazer consequências muito constrangedoras para o seu dia a dia. O problema, também conhecido como halitose, é mais comum do que pensamos e pode indicar desequilíbrios na sua saúde bucal.

A principal causa do mau hálito são as bactérias que colonizam a nossa boca e eliminam gases com odores desagradáveis. A diminuição de saliva e a falta de higiene bucal podem contribuir para o aumento das bactérias que causam o problema.

Outros fatores também podem causar o odor desagradável, como doenças hepáticas, renais e cânceres. Por isso, caso o problema persista, é preciso procurar um dentista para entender sua origem.

Está cansado de sofrer e quer acabar de vez com o problema? Selecionamos para você algumas dicas e boas práticas que devem ser incluídas na sua rotina.

1. Evite ficar muitas horas sem comer

Ficar muitas horas sem comer pode ser a causa do mau hálito. O ideal é se alimentar a cada 3 horas com alimentos de fácil digestão que passam rapidamente pelo estômago. Dietas radicais que orientam ao jejum ou cortam totalmente os carboidratos também podem favorecer o aparecimento do mau odor.

2. Beba bastante água ao longo do dia

Manter-se hidratado também é fundamental para evitar o problema. Como já pontuamos, a falta de saliva contribui para o mau cheiro, por isso, beba bastante água para manter as mucosas úmidas e o hálito agradável.

Outro hábito benéfico é o consumo regular de sucos de frutas cítricas, como limão, laranja e tangerina. Por serem ricas em ácido cítrico, essas frutas estimulam as glândulas salivares e impedem a formação da saburra.

3. Escove os dentes e use fio dental regularmente

É preciso criar uma rotina de higiene bucal regrada. Os dentes devem ser escovados sempre após as refeições e antes de dormir. Afinal, é durante a noite que as bactérias agirão por mais tempo.

O mau hálito pode, também, vir do tártaro ou de restos de comida acumulados entre os dentes. Por isso, é preciso utilizar o fio dental diariamente para limpar os locais em que a escova não tem acesso.

4. Escove a língua

Sabe aquela massa branca que fica sobre a língua? Ela é conhecida como saburra lingual. Composta por bactérias, células descamadas, muco e restos de alimentos, a saburra é a principal fonte do mau cheiro.

A língua precisa de um cuidado especial no momento da higiene. Ela pode ser limpa gentilmente com a escova e creme dental ou você pode optar por raspadores. O ideal é que a limpeza da língua seja realizada logo ao acordar para garantir a eliminação da saburra formada durante a noite.

O mau hálito é um problema que afeta muitas pessoas e pode ter diversas causas. Seguindo nossas dicas e realizando uma higiene bucal eficiente, é possível controlar as bactérias e eliminar o mau cheiro. Além disso, é indicado que você visite um dentista regularmente para realizar um tratamento preventivo e evitar problemas bucais que possam provocar halitose.

Curtiu as dicas? Siga a Odonto Company no Facebook e no Instagram e acompanhe todos os nossos artigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.