Afinal, como a impressão 3D está sendo usada na odontologia?

Quando falamos sobre tecnologia na área da saúde, muitas pessoas pensam automaticamente nos avanços obtidos pela Medicina em tratamentos e procedimentos, certo? No entanto, a Odontologia também é um segmento em plena expansão tecnológica. Algumas práticas são realmente incríveis, como é o caso da impressão 3D.

Utilizada em diversos campos da humanidade, a impressão 3D tem dado o que falar e foi recentemente adaptada para o uso no campo odontológico. Sua aplicação nessa área é realmente revolucionará e possibilitou a criação de procedimentos muito mais eficazes e personalizados, atendendo melhor às demandas exclusivas e específicas de cada paciente.

A seguir, nós conversaremos melhor sobre essa tecnologia e explicaremos como esse avanço impactou a Odontologia. Ao término de nosso artigo, você pensará também nessa área como um grande sinônimo de inovação tecnológica na saúde. Vamos ao texto? Boa leitura!

O que é a impressão 3D e como ela surgiu?

A história das impressões 3D é relativamente recente em nossa sociedade. Ela surgiu em 1984 e, desde então, tem proporcionado avanços consideráveis em inúmeras áreas, como é o caso da Odontologia.

Essas impressões consistem na fabricação de um modelo tridimensional. Na teoria, elas funcionam da mesma forma que as impressões comuns, mas o resultado final é um objeto em três dimensões, criado pela deposição de sucessivas camadas de material na forma desejada.

Na saúde, a impressão 3D vem sendo aplicada com sucesso em diversas áreas. Na Medicina, por exemplo, alguns pesquisadores já estudam o uso de órgãos impressos para a realização de transplantes. Se tudo der certo, isso pode significar que os dias das longas filas de espera por um coração, por exemplo, estão com os dias contados.

Quais são as principais aplicações da impressão 3D na Odontologia?

Já que falamos sobre a Medicina tradicional, que tal conversarmos sobre os principais usos da tecnologia de impressão 3D no dia a dia da Odontologia? Assim, ficaremos muito mais bem informados sobre esse assunto! Confira algumas aplicações comuns.

Cirurgias de correção

Corrigir alterações nos dentes ou em outras estruturas bucais é uma das atribuições do cirurgião-dentista. Com a impressão 3D, fica muito mais fácil visualizar o problema ao imprimir um modelo perfeito da boca do paciente. Assim, o profissional pode escolher, com muito mais calma, quais procedimentos serão feitos, além de treinar a cirurgia antes mesmo dela ocorrer.

Próteses

A invenção das próteses foi um avanço revolucionário na odontologia, devolvendo a capacidade mastigatória, de fala e também a autoestima a milhares de pessoas ao redor do mundo. Por meio da impressão 3D, esse tratamento se tornou ainda mais exclusivo e eficiente, com a criação de próteses altamente personalizadas para cada caso.

Implantes

Assim como as próteses, os implantes também foram melhorados com as técnicas de impressão 3D. Além de permitir o trabalho com materiais de maior durabilidade, essas impressões facilitaram a personalização do serviço, criando próteses altamente compatíveis com muita rapidez e precisão, além de um encaixe perfeito com o paciente.

Alinhadores

Os alinhadores, ou os aparelhos ortodônticos, também são altamente beneficiados com a tecnologia 3D. A fabricação de modelos compatíveis com as necessidades específicas de cada paciente faz com que esse tipo de tratamento seja mais bem direcionado e, por consequência, que tenha um resultado muito mais satisfatório e eficaz.

Lentes de contato

As lentes de contato e as facetas dentais são tratamentos muito simples, mas altamente eficazes para uma série de problemas, especialmente os de cunho estético. Com a impressão 3D, é possível confeccionar produtos ainda mais eficientes, com qualidade melhor e maior adaptabilidade anatômica.

Cirurgias buco-maxilo-faciais

Por fim, é importante mencionarmos o uso das impressões em 3D também no âmbito das cirurgias buco-maxilo-faciais, como a cirurgia ortognática. Essa é uma especialidade muito importante da odontologia, que devolve a qualidade de vida e a função bucal a uma série de pacientes.

Quais são as vantagens de utilizar a impressão 3D?

A impressão 3D é interessante, não é mesmo? Mas afinal, por que optar por essa tecnologia e não por modelos obtidos por outros meios, como a fabricação manual, por exemplo? A seguir, observaremos as vantagens mais marcantes desse tipo de impressão. Confira.

Melhora a previsibilidade do especialista

Trabalhar com uma impressão 3D fornece ao dentista uma melhor visualização do que está por vir no tratamento. Ao imprimir, por exemplo, um modelo da arcada do paciente e outro com o que ele espera como resultado ao fim dos procedimentos, fica muito mais fácil decidir os caminhos a trilhar no plano terapêutico.

Contribui para uma melhor comunicação entre dentista e paciente

Ter esse tipo de informação em mãos e contar com uma amostra visual do resultado são ótimas maneiras de melhorar a comunicação entre dentistas e pacientes. Além disso, modelos em três dimensões auxiliam o indivíduo na compreensão de sua própria saúde e de sua anatomia, aumentando seu conhecimento sobre os procedimentos escolhidos.

Auxilia na execução de tratamentos exclusivos

A partir de uma alta compatibilidade com a realidade, as impressoras 3D criam modelos perfeitos daquilo que imprimem. Por isso, elas possibilitam a criação de modelos altamente personalizados e exclusivos, que dialogam necessariamente com as demandas de cada paciente, atuando diretamente no foco do tratamento.

Melhora a satisfação do paciente com o resultado final

Por fim, todo esse tratamento mais elaborado e exclusivo culmina em um resultado realmente satisfatório para ambas as partes. Além disso, nesse caso, é possível acompanhar o passo a passo da evolução do procedimento de maneira muito mais dinâmica. Assim, o paciente acaba bem mais feliz com o resultado final.

Gostou de conhecer os principais aspectos sobre a impressão 3D e de compreender melhor como ela é aplicada no dia a dia da prática odontológica? Agora que você já entende as aplicações possíveis, converse com o seu dentista sobre a possibilidade de utilizar essa tecnologia durante os seus próximos tratamentos e obtenha resultados muito mais satisfatórios!

Ei, não feche a janela! Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Entre em contato com a nossa equipe. Estamos sempre à disposição para bater um papo completamente sem compromisso e para responder aos seus mais variados questionamentos. Aguardamos a sua mensagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.