5 dicas de higiene ideais para quem usa aparelho ortodôntico fixo

O aparelho ortodôntico fixo serve para alinhar os dentes e garantir um sorriso incrível. No entanto, é indispensável ser cuidadoso na escovação e limpeza do dispositivo. Já pensou terminar o tratamento com placa, tártaro, cáries e até gengivite?

É importante que o paciente não tenha pressa para fazer essa higienização, já que o aparelho é composto por muitas peças, ou seja, exige atenção para que todos os restos de alimentos sejam completamente eliminados.

Se você tem dúvidas de como fazer essa limpeza da forma correta, confira as 5 dicas que trouxemos neste post!

1. Passe o fio dental uma vez ao dia

O fio dental é imprescindível na higienização bucal de quem usa aparelho ortodôntico fixo. Ele consegue fazer uma limpeza completa, eliminando os restos de alimentos em locais onde a escova não chega e entre as partes do aparelho.

Se o seu dia a dia for corrido, procure incluir o item na higiene pelo menos uma vez ao dia e, se possível, antes de dormir.

2. Utilize as ferramentas certas

Sabemos como a limpeza bucal fica mais complicada com o aparelho fixo. Por isso, para facilitar o processo, vale contar com as ferramentas certas. O passa fio, por exemplo, é uma espécie de agulha plástica que guiará a passagem do fio dental entre o aparelho e entre os dentes.

As escovas ortodônticas também funcionam como grandes aliadas porque conseguem se encaixar aos bráquetes. Já as interdentais ajudam bastante na higienização dos espaços entre os dentes, pois têm cabeça pequena e cerdas cilíndricas.

Por fim, a limpeza pode ficar ainda mais completa com a higienização da língua, que deve ser feita com uma peça plástica chamada de limpador lingual.

3. Evite certos alimentos

Uma dica certeira para auxiliar na hora da higienização de quem usa o aparelho ortodôntico fixo é selecionar bem os alimentos. Isso mesmo! Alguns itens podem ficar grudados nas peças metálicas e dar aquele trabalhão na hora de limpar.

Assim, a recomendação é evitar alimentos mais grudentos, como chicletes, brigadeiro e balas de goma. Ficar longe de opções que soltam fiapos, como a manga, também ajuda.

Além disso, é importante que o paciente não consuma itens muito duros, como torresmo, pipoca ou amendoim, a fim de não danificar os componentes do aparelho.

4. Troque a sua escova com frequência

Se a sua escova estiver com as cerdas gastas você não conseguirá fazer uma limpeza eficiente. Por isso, fique atento ao estado desse item: faça a troca a cada 3 meses ou quando perceber que está desgastado e com as cerdas amassadas, por exemplo.

5. Faça a limpeza no dentista regularmente

A profilaxia, aquela limpeza mais completa realizada pelo dentista, dará uma forcinha para garantir uma boca saudável. O procedimento consegue limpar todos os cantinhos e partes do aparelho.

Além disso, é um momento para fazer a aplicação de flúor e garantir um sorriso mais protegido. Faça a profilaxia a cada 6 meses ou de acordo com a orientação do profissional.

Seguindo as nossas dicas, será mais fácil fazer a limpeza do aparelho ortodôntico fixo. Não fique com preguiça de realizar a higienização. Pense que, no momento em que for retirar o dispositivo, você exibirá um sorriso bonito e saudável!

Tem mais algum truque para facilitar a limpeza com o aparelho? Conte para a gente, deixando um comentário no post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.