AFINAL, PASTA DE DENTE CLAREADORA FUNCIONA MESMO? DESCUBRA AQUI!

Será que é possível deixar os dentes mais brancos apenas com o uso de uma pasta de dente clareadora? Essa pergunta é o questionamento de muita gente que sonha com o sorriso perfeito.

Neste post, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre esse tipo de produto e se ele realmente funciona.

O que são pastas de dente clareadoras?

As pastas de dente clareadoras são produtos encontrados facilmente em supermercados e que prometem deixar os dentes mais brancos de forma fácil e barata.

Sua formulação é normalmente composta por agentes abrasivos como sílica hidratada, pirofosfato de cálcio, silicato de zircônio, carbonato de cálcio, entre outros. Existem também produtos que combinam essa formulação com pequenas concentrações de peróxidos.

A ação desse tipo de produto é diferente de um clareamento feito em consultório, contudo, devido a sua composição, é possível remover manchas superficiais e uniformizar o tom dos dentes.

Como o produto age nos dentes?

O produto age removendo manchas da superfície do dente por meio de suas partículas abrasivas. A pasta clareadora realiza uma limpeza mais profunda e remove pigmentos depositados pelo café, nicotina, corantes e também elimina o acúmulo de placa bacteriana.

Ou seja, não clareiam efetivamente, apenas realizam uma espécie de polimento. Essa limitação acontece porque os abrasivos não conseguem atuar no interior do dente, apenas na superfície. Já os peróxidos, por serem oxidantes, apresentam um excelente efeito clareador. Contudo, por estarem em baixíssima concentração nas pastas, não oferecem uma mudança significativa.

Outro mecanismo de cremes clareadores são os que utilizam o corante Blue Covarine. Esse componente cria uma película superficial nos dentes dando um efeito óptico de clareamento, diminuindo o amarelado e deixando os dentes mais brancos. Contudo, o efeito dura poucas horas e vai se perdendo durante o dia.

Quando é recomendado utilizar?

Apesar de não terem um resultado significativo, o uso das pastas dentais clareadoras é indicado para prevenir e retardar manchas nos dentes e também para manter os resultados de clareamentos feitos com acompanhamento do dentista.

Também é recomendado para quem utiliza antimicrobianos tópicos para bochechos, pois esse tipo de solução pode manchar superficialmente os dentes.

Quais os efeitos colaterais?

Pastas clareadoras em geral não apresentam contraindicações. Entretanto, existem algumas com textura esfoliante que podem riscar os dentes e comprometer a pigmentação, deixando-os opacos. Para saber se o produto é poroso, o indicado é esfregar um pouco de pasta entre os dedos e sentir se existe uma textura granulada.

Os especialistas pesquisam se o uso prolongado dessas pastas pode aumentar a sensibilidade ou o desgaste dos dentes, porém, ainda não há consenso nos estudos científicos.

Qual o tratamento adequado para quem deseja clarear os dentes?

O uso de cremes dentais não substitui o clareamento profissional feito em consultório ou com moldeiras acompanhado por um especialista.

Portanto, consulte um dentista. Somente ele poderá aplicar a concentração necessária de peróxidos para garantir um clareamento eficaz e duradouro. Além disso, ele indicará a pasta ideal para utilização em conjunto ao tratamento no consultório.

A pasta de dente clareadora pode ajudar você a eliminar manchas superficiais e promover uma limpeza profunda, mas somente um tratamento profissional vai alcançar resultados significativos na busca pelo sorriso perfeito.

Quer conquistar um sorriso branco e brilhante que dure por mais tempo? Confira os 5 principais tipos de clareamento dental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.