QUAIS OS TIPOS DE COROAS DENTÁRIAS? CONHEÇA AS 6 PRINCIPAIS

A coroa dentária é a parte superior dos dentes, que dá o formato de acordo com a função que ele deve exercer ― os da frente, mais afiados para cortar; os de trás, retos para triturar. Mas, por conta de cáries, traumas ou outros problemas, ela pode ser comprometida e, com ela, muito da estética e função dental também. Para resolver o problema e reabilitar o sorriso, são utilizadas as próteses de coroas dentárias.

A prótese de coroa dentária funciona como uma espécie de capa, que reveste o dente natural para recuperar suas funções. E elas não são novidade nos consultórios odontológicos. As coroas dentárias já são utilizadas desde o fim do século XX, mas isso não quer dizer que a tecnologia não tenha mudado. Hoje, elas são mais resistentes e, principalmente, mais estéticas, possibilitando um visual bem mais natural.

E é isso que vamos mostrar para você agora! Quais os tipos de coroas dentárias disponíveis, as diferenças entre elas e, claro, qual a melhor opção. Acompanhe!

Quais os tipos mais comuns de coroa dentária?

Como a coroa dentária precisa revestir o dente, é necessário algo que a “cimente” nele. Uma série de materiais podem ser utilizados para essa finalidade, sendo que eles também podem interferir no resultado estético, que também é muito importante para quem busca reabilitar o sorriso. Conheça os principais tipos de coroa dentária abaixo.

1. Provisória

A provisória, como o próprio nome diz, não vai ficar para sempre no dente. Ela é uma espécie de saída de emergência para pacientes que tiveram algum tipo de trauma, ou outro problema em dentes anteriores (os dentes que ficam na frente) e precisam sair do consultório odontológico reabilitados, mesmo que provisoriamente.

A coroa dentária provisória é confeccionada em resina acrílica, que é bastante natural e pode ser feita no próprio consultório.

2. Resina

Esta é uma das opções mais comuns por conta do seu preço, que é bastante acessível. Porém, ela apresenta algumas desvantagens: a resina é um material bastante poroso, que absorve substâncias com muita facilidade, e isso pode fazer com que a coroa seja fonte de mau hálito.

Outra consideração a respeito da coroa dentária de resina é em relação a sua durabilidade, que é bem menor, uma vez que o material desgasta e pode quebrar com facilidade. Não à toa, esse é o material utilizado nas coroas provisórias!

3. Totalmente em metal

O mais antigo tipo de prótese de coroa dentária ainda é utilizado, embora cada vez menos escolhido pelos pacientes. A principal razão está no fator estético, já que a cor do metal contrasta bastante com a cor natural dos dentes, então, a prótese será quase sempre visível. Mas, ainda existem alguns casos em que seu uso é aconselhado, como quando o espaço entre os dentes é muito pequeno.

4. Metalocerâmica

Lembra que falamos que a prótese é “cimentada” no dente? No caso das coroas dentárias metalocerâmicas, essa liga é feita pela infraestrutura em metal, que é coberta por cerâmica. É o tipo mais utilizado por ser resistente e proporcionar uma boa estética, além de bastante recomendadas para pacientes com bruxismo.

5. Zircônia

Esse material foi considerado uma grande revolução! As coroas de zircônia são resistentes e altamente estéticas. Neste tipo de coroa dentária, não há a presença de metal na estrutura interna, o que possibilita a passagem da luz pela prótese, deixando-a da exata mesma cor do dente natural.

O material também não causa do surgimento de manchas acinzentadas próximas à gengiva e, por não levar metal na fabricação, não causa alergias.

6. Cerâmica

Feitas de porcelana, essas coroas dentárias são inteiramente confeccionadas com o mesmo material, não contendo metal na infraestrutura, o que as tornam ainda mais parecidas com os dentes naturais.

São bastante indicadas no tratamento dos dentes anteriores, mas caso o paciente tenha problemas com mordida muito forte ou ranger de dentes, é aconselhado um outro tipo, mais resistente.

Afinal, qual a melhor opção entre as coroas dentárias?

Como sempre falamos aqui no blog, a melhor opção para você é aquela que resolve o seu problema. De nada adianta optar por coroas de cerâmica caso tenha problemas com bruxismo, por exemplo. Embora, mais estéticas, elas vão desgastar com mais facilidade e você vai precisar trocá-las mais rápido para recuperar as funções do dente.

Um outro exemplo são pessoas que possuem dentes acinzentados: nesses casos, ter uma base de metal pode ter até benefício estético, uma vez que a cor fica mais próxima do natural. Mas, verdade seja dita: se escolher for uma opção, dê preferência às que não utilizam metal.

Hoje, já existe bastante tecnologia para proporcionar uma estética natural com próteses resistentes e antialérgicas. Um fato curioso, mas ainda não totalmente esclarecido, diz respeito às alergias provocadas por próteses que contém metal: cerca de 17% das mulheres que utilizaram algum tipo de metal em próteses dentárias tiveram algum tipo de reação alérgica.

Inflamação, gengiva inchada, retração gengival e até, em alguns casos, a perda dos dentes estão entre os problemas acarretados pelo aparecimento da reação alérgica provocada pelo metal.

Se os seus dentes possuem alguma irregularidade no formato, desgaste do esmalte ou alguma fratura, é interessante perguntar ao seu dentista a necessidade de colocação de uma coroa dentária e discutir com ele o material mais indicado para o seu caso.

A prótese também ajuda a estabilizar a mordida e corrigir dentes com cor ou formatos anômalos, sendo um dos procedimento realizados em pacientes que se submetem à reabilitação oral.

Após a coroa dentária, é preciso cuidado especial com os dentes?

A coroa dentária é um tratamento que visa recuperar o sorriso e as funções dentárias e é superconfortável. Os cuidados, devem ser rigorosos: escovação ao menos 3x ao dia e fio dental ao menos uma vez, bochechos com antibactericidas e, claro, visitar o dentista regularmente para ver se tudo continua certo!

No caso de próteses de resina ou cerâmica, é imprescindível garantir uma higiene bucal impecável, já que esses materiais podem se desgastar e apresentar fissuras, ocasionando o aparecimento de cáries.

Acha que o seu caso é para uma das próteses de coroa dentária que citamos no texto? Então, entre em contato conosco e agende a sua avaliação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.