GENGIVA RETRAÍDA: QUAIS OS PRINCIPAIS SINTOMAS E COMO TRATAR?

A gengiva retraída é um problema bastante comum, que não causa prejuízos apenas à estética do sorriso, mas também para nossa saúde bucal. Chamado pela classe odontológica de retração gengival, esse quadro é caracterizado pela diminuição da porção de tecido que recobre o dente.

Quando o problema acontece, a raiz do dente fica exposta e, além de o paciente sentir dores devido à sensibilidade, a estética do sorriso fica bastante comprometida. A retração na gengiva é um processo que acontece lentamente, mas, se o paciente notar algum tipo de alteração nos tecidos e procurar pelo dentista imediatamente, pode ser revertido sem grandes prejuízos à saúde bucal.

Neste artigo, vamos explicar as causas da retração gengival, quais são seus sintomas e as opções de tratamento que existem para o problema. Acompanhe!

O que causa o quadro de gengiva retraída?

A gengiva pode se retrair por diversos motivos, mas vale lembrar que não se trata de uma doença, como a gengivite e a periodontite. Na realidade, estamos falando de uma sequela da destruição do osso e dos ligamentos responsáveis por prender as gengivas aos dentes.

Esse dano ao osso ocorre por fatores distintos, como traumas ou doenças periodontais. A seguir, confira as principais causas da retração gengival.

Doença nas gengivas e escovação inadequada

A periodontite causa a perda dos tecidos e a destruição dos ossos alveolares, levando à retração gengival.

Além disso, quando o paciente tem o hábito de escovar os dentes com muita força ou usar escovas de cerdas duras, pode causar traumas nas gengivas. Com o tempo, tal costume provoca a recessão dessas estruturas.

Mau posicionamento dos dentes

Em muitos casos, quando o paciente sofre com problemas de oclusão, há um exercício de força anormal sobre alguns dentes. Essa força excessiva causa um trauma que ocasiona a retração da gengiva. Dentes apinhados também contribuem com o quadro.

Procedimentos odontológicos

O uso do aparelho dentário fixo, quando muito prolongado, pode causar o problema de gengiva retraída. Outros tratamentos, como clareamento dentário muito agressivo e implante, também contribuem para esse quadro.

Avanço da idade e outros motivos

A pessoa idosa é mais propensa a sofrer com a retração gengival. Nesse caso, o problema aparece de forma natural, devido ao avanço da idade. As alterações hormonais que ocorrem na menopausa também contribuem para o afastamento das gengivas da raiz dentária.

Por fim, pacientes com quadro de bruxismo ou que fumam com frequência têm grandes chances de sofrerem com a retração nas gengivas.

Quais sintomas o problema provoca?

Apesar de a retração nas gengivas não ser uma doença propriamente dita, à medida que as alterações começam a aparecer, o paciente sofre alguns sintomas. Os sinais mais comuns são as dores nos dentes afetados quando há contato com alimentos muito quentes ou gelados.

O sangramento nas gengivas também é bastante comum, além de aparecer um espaço maior entre os dentes. Em alguns casos, quando o quadro é ocasionado pela periodontite, o paciente pode sofrer com mau hálito.

A sensação de que os dentes estão frouxos é outro sintoma comum a pacientes que apresentam o problema. No mais, há uma alteração estética no sorriso, pois, como as gengivas se afastam da raiz dentária, fica aquela impressão de que os dentes são maiores.

Que tratamentos são indicados?

O tratamento para a gengiva retraída depende da gravidade do quadro e de suas origens. Em casos mais simples, em que a causa é o acúmulo de placa bacteriana e tártaro, uma limpeza profunda, feita no consultório e com equipamentos específicos, já é suficiente para resolver o problema.

No entanto, situações complexas, nas quais as gengivas estão muito retraídas, pedem medidas mais extremas, como a reconstrução dos tecidos em volta dos dentes. Nesses casos, a plástica gengival e o enxerto de tecido são recursos bastante adotados dentro dos consultórios, pois proporcionam resultados satisfatórios.

Para os pacientes que sofrem de oclusão e dentes apinhados, a melhor solução é o uso do aparelho ortodôntico. Isso porque é preciso corrigir as causas da gengiva retraída.

Pessoas que apresentam bruxismo, além de fazerem o tratamento para a correção das gengivas retraídas, precisam usar uma placa de silicone para dormir. O acessório evita o ranger de dentes durante o sono.

Quais são as consequências de não tratar a retração gengival?

Caso não seja tratada, a retração gengival pode evoluir e provocar outros problemas de saúde bucal. Além da dor, que fica insuportável dependendo da gravidade do quadro, o fato de as raízes dentárias ficarem expostas deixa os dentes mais suscetíveis ao aparecimento de cáries e doenças nas gengivas.

Essas patologias, por sua vez, podem levar o paciente a ter perdas dentárias. No mais, a autoestima da pessoa fica bastante afetada de acordo com a gravidade do problema, pois a estética do sorriso é prejudicada.

As consequências da baixa autoestima são inúmeras e incluem a depressão — uma doença grave, mas que nem sempre é tratada da forma como deveria.

Como prevenir a retração nas gengivas?

A boa rotina de higiene bucal e o uso correto dos acessórios de limpeza são excelentes aliados na prevenção da retração gengival. Isso porque tais cuidados se mostram essenciais para deixar as gengivas livres de infecções que causam doenças periodontais.

A escovação deve ser feita com bastante cautela, ao passo que a escova de dente ideal é aquela com cerdas macias, que não causa traumas nos tecidos gengivais.

Também é preciso visitar o dentista regularmente, para que possíveis alterações na flora bucal sejam identificadas. Além disso, a limpeza profissional deve ser feita a cada seis meses, pois o procedimento remove a placa bacteriana e o tártaro, que são os principais causadores das infecções nas gengivas.

Mesmo que você tenha uma rotina de cuidados, não hesite em procurar o dentista ao menor sinal de sangramento nas gengivas. Quanto antes a gengiva retraída for diagnosticada, mais fácil se tornará o tratamento e melhores serão os resultados.

E então, precisa de uma boa equipe de profissionais para cuidar da sua saúde bucal? A Odonto Company é a clínica certa para você. Entre em contato conosco e marque uma avaliação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.