ODONTOLOGIA ESTÉTICA: CONHEÇA OS 6 TRATAMENTOS MAIS PROCURADOS

Ter dentes bonitos, brancos e bem alinhados é o sonho de muita gente. Aliás, o sorriso é um dos principais responsáveis por uma boa autoestima e, quando ele não tem uma aparência agradável, o indivíduo pode ter problemas em conviver com outras pessoas.

Mas felizmente, para quem não gosta de seu sorriso, existe a odontologia estética. Essa área conta com diversos tratamentos para restabelecer a saúde bucal do paciente e construir um belo sorriso.

A boa notícia é que nem todos os procedimentos são invasivos e, em poucas sessões, o paciente sai do consultório com um sorriso totalmente novo. Neste post, vamos citar os tratamentos odontológicos estéticos mais procurados dentro do consultório e explicar como cada um deles funciona. Acompanhe!

1. Clareamento dental

Quando o problema do paciente está relacionado apenas à cor de seus dentes, o clareamento dental é a melhor opção de tratamento. O clareamento é um procedimento simples e indolor, que em poucas sessões devolve a cor natural do sorriso do paciente.

O procedimento pode ser feito tanto em consultório quanto em casa, desde que haja orientação de um profissional qualificado.

Para realizar o tratamento, o dentista utiliza produtos à base de peróxido de hidrogênio ou de carbamida. Esses produtos removem a cor escurecida dos dentes, que se fixou no esmalte por causa da má higiene, do consumo excessivo de alimentos muito pigmentados ou do hábito de fumar, entre outros motivos.

O clareamento deixa os dentes em um tom de 6 a 7 vezes mais claros. Os efeitos do tratamento dependem dos hábitos e dos cuidados do paciente, mas em geral, duram um período de dois anos, em média.

2. Aparelho ortodôntico

O uso do aparelho ortodôntico para a correção da posição dos dentes e da mordida é um dos tratamentos mais tradicionais da odontologia estética. O aparelho corrige dentes tortos e problemas de oclusão, que além de prejudicarem a beleza do sorriso, ainda causam dores.

O melhor de tudo é que a ortodontia evoluiu muito nos últimos anos e o paciente que deseja passar por um tratamento ortodôntico tem várias opções de aparelho dentário. Há modelos estéticos e invisíveis, fixos e removíveis, além do tradicional aparelho metálico.

O tempo de tratamento depende da complexidade do caso e das condições de movimentação. Vale ressaltar que, apesar de ter vários modelos de aparelho, apenas o dentista pode dar a palavra final sobre qual é a melhor opção para o paciente. Mas, independentemente do modelo usado, os resultados são bastante satisfatórios.

3. Implantes dentários

Os implantes dentários são a melhor opção para quem deseja repor um ou mais dentes na boca. Um implante é na verdade um pino de titânio, que é fixado no osso da mandíbula ou da maxila por meio de procedimento cirúrgico. A função do implante é substituir a raiz do dente perdido, servindo de suporte para um dente artificial.

O tratamento é seguro, desde que seja feito por um profissional qualificado, e o índice de sucesso do procedimento é bastante alto. A grande vantagem do implante dentário é que ele restabelece tanto a estética do sorriso quanto as funções mastigatórias dos dentes.

Além disso, se os implantes forem bem cuidados, eles duram até 20 anos ou mais, mas isso depende dos hábitos do paciente e de sua higiene bucal.

4. Facetas de porcelana

As facetas de porcelana são uma das inovações da odontologia estética mais procuradas dentro do consultório. E não é para menos, pois o tratamento é minimamente invasivo e capaz de mudar drasticamente o sorriso do paciente em apenas algumas sessões.

O procedimento é feito dentro do consultório, sob anestesia local, e dura apenas algumas horas, dependendo da habilidade do profissional. Para fixar as facetas, é necessário fazer um desgaste no esmalte dos dentes.

Uma vez aderidas no local, não há como diferenciar uma faceta de um dente natural. As facetas mudam a cor e o formato do sorriso. Elas também são indicadas para alongar o dentes e fechar espaços entre eles (diastemas).

5. Lentes de contato

As lentes de contato são a evolução das facetas de porcelana. Elas também são laminados, mas são mais finas do que as facetas. A grande vantagem das lentes de contato é que, para realizar o tratamento, é necessário um desgaste mínimo nos dentes e, em alguns casos, nem mesmo é preciso realizar esse desgaste.

As lentes de contato são indicadas para correções sutis no sorriso, como alteração na cor dos dentes, no formato e no tamanho. Também são recomendadas para fechar espaço (diastema). O tratamento é feito em poucas sessões e, se bem cuidadas, as lentes de contato podem durar muitos anos.

Tanto facetas de porcelana quanto lentes de contato podem ser aderidas em apenas um ou em vários dentes.

6. Cirurgia plástica gengival

Ao contrário do que muitos pensam, a odontologia estética não é voltada apenas para a correção dos dentes, mas do sorriso em geral. Por isso, há tratamentos voltados para a melhoria da aparência das gengivas, pois elas contribuem significantemente para a beleza do sorriso.

Gengivas muito grandes, muito pequenas ou escuras prejudicam a estética do sorriso. Para os pacientes que não estão satisfeitos com a aparência desses tecidos, é possível recorrer à cirurgia plástica gengival.

O procedimento busca aumentar o tamanho dos tecidos, no caso de gengivas pequenas, retirar o excesso, no caso de tecidos muito grandes e ainda fazer enxerto para corrigir o problema de cor. Para aumentar ou diminuir as gengivas, o cirurgião ainda precisa remodelar os tecidos em volta dos dentes.

O tratamento é rápido e o paciente pode voltar às suas atividades em poucos dias após a cirurgia.

Como você viu, a odontologia estética oferece diversas opções de tratamento para renovar seu sorriso. Então, não há desculpas para ficar insatisfeito com a aparência dos dentes, pois os tratamentos odontológicos estão cada vez mais acessíveis. Mas lembre-se de procurar profissionais qualificados para realizar os procedimentos.

Gostou do post e deseja realizar um dos procedimentos citados acima? A Odonto Company tem profissionais qualificados, prontos para atender você e toda sua família. Entre em contato conosco e agende uma avaliação sem compromisso.s

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.