CONHEÇA 7 TRATAMENTOS DENTÁRIOS REVOLUCIONADOS PELA TECNOLOGIA!

Quem não quer ter o sorriso harmônico atualmente? A preocupação com a estética e a função dos dentes é quase unânime entre os pacientes — e a odontologia revoluciona os tratamentos a cada ano. Por conta disso, você vai entender, neste texto, por que a tecnologia em tratamentos dentários é importante para melhorar os serviços clínicos.

Além disso, você vai também descobrir quais são as 7 principais tendências para os dentistas, como a impressora 3D, o design digital dos dentes, a anestesia computadorizada, o gel de combate à cárie e até a escova conectada. Leia agora mesmo e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

Por que a tecnologia em tratamentos dentários importa?

A ciência é uma grande aliada na busca por responder os problemas da humanidade — e não seria diferente com a odontologia. Para quem pergunta por que a tecnologia importa no desenvolvimento de tratamentos dentários, a resposta é simples.

Os novos procedimentos ajudam os dentistas a melhorar as disfunções na boca com eficiência, precisão e rapidez, tanto no diagnóstico quanto no processo. É o caso de algumas importantes inovações, como o design digital dos dentes, os biomateriais que ajudam a recuperar os tecidos após o implante dentário e o gel de combate à cárie!

Quais são os 7 novos tratamentos dentários?

Existem diversas novidades em tratamentos dentários pairando os consultórios hoje em dia. Veja, a seguir, quais são as principais.

1. Impressora 3D

Você provavelmente já ouviu falar em técnicas, como a restauração e o implante. Mas o que talvez desconheça é que esses procedimentos agora podem contar com uma ajudinha da impressão 3D.

A tecnologia, que tecnicamente é conhecida como CAD/CAM, utiliza dois equipamentos para captar imagens da arcada dentária. Uma vez salvo, o registro é enviado para um computador que o reproduz. Depois, a máquina imprime as peças com precisão em vários materiais especialmente desenvolvidos para a boca.

2. Anestesia computadorizada

Para quem tem medo de agulha, essa novidade soa como música para os ouvidos. O fato é que uma técnica revolucionária está auxiliando os profissionais na temida hora da anestesia por meio de máquinas — que trabalham sem emitir nenhum ruído.

Para diminuir o calibre do utensílio que aplica o anestésico, um sistema automático faz com que a aplicação cause o mínimo de incômodo ao paciente. O método, que ficou conhecido como anestesia sem dor, localiza o efeito de dormência apenas na área a ser tratada, deixando para trás a sensação de adormecimento em outras partes da boca.

3. Design digital do sorriso

A ortodontia, parte da odontologia que trabalha com o alinhamento dos dentes, está passando por uma importante mudança e essa nova fase se deve, em cheio, ao método que planeja o sorriso digitalmente.

Conhecido pela sigla DSD (ou, em inglês, Digital Smile Design), o procedimento melhora o planejamento, aumenta a precisão das próteses e diminui o tempo de tratamento para quem deseja ter um sorriso mais funcional e esteticamente agradável.

Para isso, os dentistas estão usando um software que calcula exatamente a movimentação dentária e dá o passo a passo para o profissional conseguir alinhar os dentes da pessoa com a precisão tecnológica.

4. Gel que combate a cárie

Para aqueles que temem o barulho do motorzinho do dentista, essa é uma inovação e tanto! Ainda hoje, o tratamento de cárie requer que o profissional faça uma pequena intervenção na área afetada para limpar a infecção e deixar o dente funcionando novamente.

No entanto, o método tradicional usa um aparelho barulhento que causa medo em muita gente. Pensando nisso, um grupo de pessoas desenvolveu um gel que promete acabar com o dente cariado sem usar nenhuma máquina ou som estranho.

A substância inovadora é extraída do mamão, fruta cujo princípio tem o ativo papaína. Em quantidade limitada, o elemento amolece a cárie e auxilia o especialista a removê-la com facilidade.

Em vez de passar muito tempo em uma sessão, o gel — que já foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária — consegue agir no local infeccionado em apenas 2 minutos.

5. Escova conectada

Escovas de dente elétricas estão no mercado há anos para que as pessoas tenham uma higiene bucal melhor. No entanto, os pacientes devem ganhar uma força extra da tecnologia com sensores que personalizam a escovação. Ficou com dúvida?

É o seguinte: a chamada escova conectada trabalha com uma inteligência artificial que orienta a higienização de acordo com a dentição do usuário, tudo de forma online e sincronizada a um aplicativo de celular.

Além disso, o método conectado também permite que o paciente compartilhe com o dentista os resultados da limpeza diária dos dentes e controla o excesso de pressão na dentição e na gengiva.

6. Teste genético

O dentista se compromete com o paciente para obter o diagnóstico mais preciso em relação às disfunções orais. Mas a tecnologia pode ajudar nessa etapa do tratamento!

Uma startup desenvolveu um teste genético que mapeia as bactérias que causam cáries e problemas mais sérios na gengiva. Para conseguir o feito, o teste trabalha com um diagnóstico molecular, que pode ser empregado em breve na indústria e nas clínicas odontológicas. Já pensou?

7. Biomateriais para implantes

Não é de hoje que os dentistas usam biomateriais para solucionar os problemas na boca. Para se ter uma ideia, um tipo de borracha servia para modelar as próteses dentárias há quase 200 anos. Já na década de 1930, os especialistas utilizam a resina acrílica para reconstruir a dentição perdida. De lá para cá, muita coisa mudou.

Dessa vez, a notícia é que biomateriais extraídos de células animais possam ajudar na inserção das próteses. As substâncias foram apresentadas no último congresso internacional de odontologia e devem auxiliar os profissionais na reconstrução dos tecidos bucais nos próximos anos.

Neste conteúdo você aprendeu o quão importante é a tecnologia para resolver os problemas bucais da população. Fora isso, você ficou por dentro de algumas das principais inovações da área clínica, como a impressora 3D, os biomateriais que ajudam na inserção das próteses dentárias, a anestesia computadorizada e a escova conectada!

Agora que você sabe por que é valiosa a tecnologia em tratamentos dentários e quais são as novidades da ciência odontológica, leia este artigo para entender como funciona o clareamento dental a laser!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.