Aparelho fixo pela segunda vez?! Saiba quando é necessário

Depois de muito tempo realizando o tratamento ortodôntico, o que os pacientes querem é comemorar o sorriso mais alinhado e sentir os dentes “livres” dos componentes metálicos. Porém, existem alguns casos em que é necessário usar aparelho fixo pela segunda vez.

Isso ocorre porque o tratamento não termina com a retirada dos fios, arcos e braquetes. É fundamental que o paciente tome os cuidados recomendados pelo ortodontista para evitar que os dentes mudem de posição e o procedimento de alinhamento tenha que ser refeito.

Quer entender em quais situações pode ser necessário refazer o tratamento de correção do sorriso? Confira nosso post!

Por que pode ser preciso usar aparelho fixo pela segunda vez?

Só de pensar nessa hipótese, muitos pacientes ficam bastante preocupados. Afinal, o tratamento exige restrições alimentares e um trabalho maior na hora da higienização bucal. Por isso, muitos sonham com o dia em que terão os dentes livres de todos os dispositivos metálicos, além de um sorriso mais alinhado e também bonito.

No entanto, em alguns casos, pode ser necessário usar aparelho fixo pela segunda vez. Você deve estar se questionando: então, o tratamento ortodôntico é ineficaz? Não, o procedimento para corrigir o posicionamento dos dentes e mordidas apresenta ótimos resultados, mas o que muita gente não sabe é que ele não termina na hora da retirada do aparelho.

É preciso mais uma etapa para garantir a estabilidade dos dentes. É a chamada contenção, essencial para que os dentes não sofram a recidiva ortodôntica, ou seja, se movimentem.

É algo fisiológico — após a retirada do aparelho, há uma tendência de movimentação dos dentes às posições anteriores. A recidiva é mais comum de ocorrer nos dentes incisivos inferiores.

São vários fatores que influenciam esse processo, como a mastigação, deglutição, posicionamento da língua e até a respiração. É preciso considerar ainda que as fibras dos dentes são elásticas, o que pode favorecer o desalinhamento após o tratamento.

Quais os cuidados o paciente deve ter para não precisar refazer o tratamento?

Apesar da vontade de se ver livre de qualquer dispositivo na boca, um cuidado fundamental do paciente após a retirada do aparelho é cumprir a etapa de contenção.

É uma fase que frustra muita gente, pois consiste, justamente, no uso de um novo aparelho que vai garantir que os dentes não se movimentem, de modo que o resultado do tratamento não seja perdido.

Tipos de aparelho de contenção

Existem dois tipos de aparelho de contenção, sendo um fixo e um móvel. É o dentista vai escolher o mais indicado para o seu caso.

O fixo é, na verdade, um fio metálico, que não aparece no sorriso. Fica colado na face interna dos dentes incisivos inferiores por um longo período, determinado pelo profissional.

Mas não é preciso se preocupar, pois a contenção fixa não vai atrapalhar seu estilo de vida nem impactar na aparência. O maior cuidado é na hora de higienizar, certificando-se de não deixar nenhum resto de alimento retido na peça, por isso é fundamental o uso do fio dental.

Além disso, caso a contenção quebre, é importante procurar o ortodontista para que ela seja substituída.

Já a contenção móvel tende a ser o motivo de maior reclamação dos pacientes. Isso porque ela recobre os dentes e pode atrapalhar a fala no início até que o paciente se acostume com seu uso.

Geralmente, deve ser utilizada por 24 horas durante o primeiro ano e depois seu uso é reduzido para 12 horas.

A contenção deve ser retirada na hora da alimentação e limpeza dental, por isso, é importante carregar um estojo próprio para esses momentos. Além disso, o paciente deve se lembrar de higienizar a peça com a escova e creme dental.

Acompanhamento com o ortodontista

Após a retirada do aparelho fixo, as visitas ao ortodontista não podem parar. Os intervalos entre elas serão maiores, mas é importante continuar o acompanhamento. O problema é que muitos pacientes acham que não é mais necessário fazer avaliações depois da retirada do aparelho fixo, o que pode comprometer os resultados.

Na consulta, o profissional vai analisar a saúde bucal e posicionamento dos dentes, certificando-se de que a contenção está sendo utilizada de forma correta.

Higienização completa

Outro fator que pode ocorrer com os pacientes após a retirada do aparelho é descuidar da limpeza bucal. Contudo, é fundamental pensar não só na estética do sorriso, mas também na saúde bucal em geral. Assim, a higienização completa deve se tornar um hábito para evitar a placa bacteriana, a cárie e a gengivite.

Quais as alternativas caso tenha que usar aparelho novamente?

Caso o paciente não siga os cuidados necessários após a retirada aparelho do fixo, os dentes podem se movimentar. Então, o que fazer?

Muita gente não aceita ter que usar aparelho fixo pela segunda vez por conta de todos os cuidados que o dispositivo exige.

A boa notícia é que há uma alternativa para realinhar os dentes de forma que não exija tanto sacrifício do paciente. Os alinhadores ou aparelhos ortodônticos transparentes promovem a movimentação dos dentes com a vantagem de serem removíveis, confortáveis, bastante discretos e de apresentarem os resultados em um tempo mais curto.

São dispositivos altamente tecnológicos — produzidos em impressoras 3D — que se adequam perfeitamente à arcada do paciente. Assim, são quase invisíveis, ou seja, não aparecem ao falar ou sorrir.

Além disso, você não se priva de nenhum alimento, pois pode retirá-lo com facilidade durante as refeições, além de ter pouco trabalho na hora da higienização bucal.

No tratamento, ocorre a troca periódica dos alinhadores, feita pelo próprio paciente. Assim, as visitas ao dentista são mais rápidas, pois dispensam os ajustes do tratamento tradicional.

Agora você já sabe como é fundamental seguir as recomendações do ortodontista no pós-tratamento para evitar usar aparelho fixo pela segunda vez. Cumprindo todas as orientações, você exibirá um sorriso bonito e saudável e, assim, não será necessário refazer o procedimento.

Quer mais esclarecimentos sobre os cuidados após o uso do aparelho fixo ou sobre a opção dos alinhadores para transformar o sorriso? Entre em contato com a Odonto Company e tire suas dúvidas como time de especialistas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.