Por que usar a placa antirronco? Saiba aqui e entenda suas vantagens

Alterações na face e problemas de saúde podem levar uma pessoa a produzir barulhos pela boca ao dormir. Mas um dos sintomas mais comuns em quem ronca à noite é o mau posicionamento entre a mandíbula e a língua, o que acaba dificultando a entrada de ar no organismo.

A partir da colocação de um aparelho intraoral — feito no consultório em material resistente e em modelo personalizado —, o método acarreta várias vantagens, como uma noite de sono reparadora, mais conforto ao dormir, espaço adequado para a circulação de ar, rápida adaptação às placas e, claro, melhoria na qualidade de vida.

Descubra neste conteúdo como funciona, quem pode usar e quais são as principais vantagens da placa antirronco. Comece a leitura agora mesmo e tire todas essas dúvidas sobre o assunto!

O que são e como funcionam as placas antirronco?

Antes de saber sobre a placa antirronco, é preciso afirmar que são vários os motivos que levam uma pessoa a roncar. Dormir de barriga para cima é um dos fatores que podem provocar o ruído. A posição faz com que a língua e a mandíbula se desloquem para baixo e para trás da boca, estreitando a passagem de oxigênio até as vias respiratórias.

Tal impacto na respiração provoca o famoso ruído. No entanto, você deve se consultar com o dentista e o médico para descobrir se a causa do seu ronco está ligada a outra disfunção. Dependendo do resultado, a placa antirronco pode ser uma opção viável, já que mantém a língua e a mandíbula posicionadas mais à frente da boca.

A título de curiosidade, existem outros tratamentos para o ronco: dilatadores nasais (técnica interna ou externa para manter as narinas abertas), fonoterapia (exercícios orientados por fonoaudiólogos para reduzir o ronco), CPAP (sigla para Continuous Positive Airway Pressure, que implica uma série de exames e orientação médica) e até cirurgia. No entanto, escrevemos especialmente sobre o aparelho intraoral ou placa antirronco.

Quais são as indicações de uso da placa?

O dispositivo antirronco é feito com duas placas em material acrílico que são posicionadas na parte superior e inferior da boca, mantendo a projeção da mandíbula para que não haja distúrbio na passagem de ar até a faringe.

Tendo alta taxa de correção do ruído e reparação do sono, a técnica é indicada para pacientes que sofrem com ronco e apneia e já tentaram outros tratamentos, mas não perceberam resultados satisfatórios.

Contudo, os especialistas não costumam recomendar o método para pessoas com próteses que dificultem a colocação das placas.

Quais são as vantagens de usar a placa antirronco?

O tratamento para o ronco deve ser avaliado segundo o diagnóstico, mas se o seu caso requer placa antirronco, saiba que são vários os benefícios associados à técnica, desde a reparação do sono até mais espaço para a circulação de ar pelas vias respiratórias.

Melhor noite de sono

O ronco está geralmente associado à apneia — que é o nome dado ao fenômeno que suspende a ventilação voluntária ou involuntariamente —, ela é mais frequente na hora de dormir. Ao mexer no posicionamento da mandíbula e da língua, o aparelho ajusta a entrada de ar no organismo e melhora a qualidade do sono durante à noite.

Conforto

O aparelho usa placas acrílicas para permitir a passagem de ar pela boca e o emprego do material pode ser desconfortável a princípio, assim como a aposta em outros tratamentos. No entanto, o incômodo é muito pequeno se comparado com a sensação de adaptação ao método a longo prazo. Com o passar dos dias, a pessoa se adéqua ao objeto e passa a se sentir seguro ao descansar, deixando para trás os ruídos.

Mais espaço para a circulação do ar

Se o problema está ligado à circulação de ar pela boca, a placa antirronco tem bastante a ajudar. O aparelho mantém a mandíbula e a língua em uma posição exata para que não ocorra distúrbio na entrada de ar até a faringe, mantendo a ventilação corpórea sem produzir o famigerado barulho.

Rapidez na adaptação

Há, basicamente, dois tipos de placa antirronco: a pré-fabricada e a personalizada. O método planejado pelo dentista leva em consideração a proporção das arcadas dentárias, e o efeito é sentido a partir do primeiro uso, pois rapidamente você se adapta ao aparelho e começa a ter uma noite de sono reparadora.

Qualidade de vida

As causas do ronco podem estar ligadas a diversas situações, mas de toda forma, o barulho produzido pela disfunção é problemático. Ainda que o paciente não seja incomodado pelo ruído, outras pessoas podem perder o sono ao escutar o som. Para sanar isso, o aparelho intraoral ajuda a tratar a apneia e diminui o ronco, aumentando a qualidade de vida das pessoas.

Por que escolher uma ótima clínica odontológica?

Você sabe quais são os benefícios do aparelho que melhora o seu sono, mas por que o método deve ser acompanhado por um dentista? A resposta é simples: as placas são moldadas e projetadas para a boca da pessoa, tal processo é feito com o auxílio desse profissional, que diagnostica o problema e verifica quais são os melhores caminhos para tratar o mal-estar.

Diferentemente do modelo “pré-fabricado”, as placas personalizadas duram mais e se ajustam à boca do paciente, podendo ser utilizadas por bastante tempo, dependendo do tratamento. Por esse motivo, não hesite em procurar um dentista especializado em placa antirronco e conte com uma clínica equipada!

Você descobriu neste conteúdo que são diversas as causas para o ronco, mas o aparelho intraoral, cujas placas ajudam a manter a projeção da mandíbula e a passagem de ar até a faringe, tem sido uma recomendação de sucesso nos últimos anos. Além disso, descobriu algumas vantagens da técnica, que melhora a noite de sono, permite rápida adaptação e amplia a qualidade de vida do paciente.

Agora que aprendeu o que é, como funciona, para quem é indicada e quais são os principais benefícios da placa antirronco, entre em contato com a OdontoCompany para agendar a sua consulta com um de nossos especialistas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.