Clareamento nos dentes: 4 coisas para não fazer durante o tratamento

O clareamento nos dentes é capaz de transformar o visual, pois deixa o sorriso mais estético. O tratamento é seguro e indolor e ocorre por meio de uma ação química: o dentista aplica um gel à base de peróxido de hidrogênio que consegue quebrar as moléculas de pigmentos. O uso do laser pode melhorar ainda mais os resultados.

De fato, é um procedimento eficaz e de alta durabilidade (1 a 3 anos), mas desde que o paciente tenha alguns cuidados. Quer ficar por dentro de 4 coisas que você não pode fazer durante o tratamento? Confira nosso post e tenha um sorriso estético por mais tempo!

1. Consumir alimentos pigmentados

O primeiro cuidado de quem faz o clareamento nos dentes é excluir alguns alimentos do cardápio. Muita gente não sabe, mas alguns pigmentos podem comprometer os resultados do tratamento. Isso ocorre porque a substância clareadora deixa os dentes mais permeáveis, ou seja, eles podem manchar com facilidade.

Veja abaixo alguns alimentos e bebidas que devem ser retirados:

  • café;
  • chás;
  • suco de uva;
  • vinho tinto;
  • refrigerantes à base de cola e com corantes;
  • alimentos com caroteno, como tomate e cenoura;
  • açaí;
  • beterraba;
  • ketchup;
  • itens industrializados com corantes — como salgadinhos, balas e sucos.

2. Escovar os dentes logo após a refeição

O costume de muitas pessoas é correr para o banheiro e escovar os dentes depois das refeições, contudo esse hábito não é indicado. Mas, calma! Vamos explicar o motivo: é preciso esperar cerca de 20 a 30 minutos para a saliva neutralizar os ácidos dos alimentos nos dentes, evitando, assim, que a escovação seja responsável pela erosão dentária.

Porém, depois desse período, mãos à obra! Higienize os dentes com uma escova de cerdas macias e creme dental com flúor, com a precaução de escolher um produto sem corante. Assim, você evita manchas nos dentes que estão sendo clareados. Não se esqueça do fio dental e, caso queira utilizar enxaguante bucal, busque um produto que não seja colorido e seja sem álcool.

3. Fumar cigarro

O cigarro é um dos maiores inimigos de quem vai clarear os dentes. O alcatrão e a nicotina, além de provocarem uma série de problemas ao organismo, vão amarelar seu sorriso e prejudicar todo o tratamento.

Assim, se você é fumante e sonha com os dentes mais brancos, a dica é largar o vício antes do tratamento. Procure ajuda de um médico e/ou psicólogo e abandone o cigarro, que também pode causar outros problemas bucais, como o câncer de boca.

4. Usar batons escuros

Você sabia que até a maquiagem pode comprometer o resultado desse tratamento estético? No entanto, a restrição é somente em relação à tonalidade do batom. Evite usar produtos de tonalidade vermelha ou roxa.

Isso porque o contato do produto com o dente, que está mais permeável, pode provocar manchas. Então, atenção com o uso de batons durante o procedimento.

Você pode ter o sorriso mais branco por bastante tempo — é só realizar alguns cuidados durante o clareamento nos dentes. Em caso de dúvida, sempre peça orientação ao seu dentista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.