Afinal, é possível fazer um tratamento para cárie que seja indolor?

O tratamento para cárie é um procedimento bastante simples e muito procurado nos consultórios. Isso porque essa é a doença bucal mais comum e atinge pacientes de todas as faixas etárias, inclusive crianças. Mas você sabe exatamente o que é a cárie?

A cárie é, na realidade, uma deterioração do dente, o que chamamos vulgarmente de dente podre. O problema ocorre devido à falta de uma boa higiene bucal, pois quando resíduos alimentares permanecem na boca, eles são transformados em ácido pelas bactérias que se encontram na flora bucal.

Neste post, vamos falar sobre como funciona o tratamento para cárie e como a tecnologia está revolucionando a forma de realizar esse procedimento dentro dos consultórios, além de citar outras informações importantes sobre o problema. Confira!

Quais são os sintomas de um dente cariado?

O sintoma mais comum de um dente cariado é o aparecimento de uma mancha escura no local afetado. O tamanho da deterioração é que indica a gravidade do problema. Além disso, é comum que os pacientes sintam dor e sensibilidade quando ingerem alimentos e bebidas, quentes ou gelados.

Mas ficar com os dentes sensíveis nem sempre significa presença de cárie, pois problemas como retração gengival também causam sensibilidade. No entanto, é importante marcar uma consulta com o dentista logo que as dores e a sensibilidade comecem, pois o diagnóstico precoce evita complicações maiores.

O que acontece se o problema não for tratado rapidamente?

Quando a cárie não é tratada, ela evolui e causa ainda mais estragos no dente. O tratamento de canal é indicado para casos em que a cárie já está em um estágio muito avançado, ou seja, nesse caso, o procedimento tradicional não é suficiente para resolver o problema.

Mas quando o paciente adia por muito tempo o tratamento, nem mesmo o canal é suficiente para resolver o problema e, então, é necessário fazer a extração do dente afetado pela cárie.

Como é feito o tratamento para cárie?

Apesar de o tratamento de cárie não ser um procedimento muito complexo, ele necessita da aplicação de anestesia. É justamente por isso que muitos pacientes adiam a visita ao dentista quando desconfiam que estão com o problema.

Após a aplicação da anestesia, o dentista utiliza uma broca específica — o famoso motorzinho — para remover a parte estragada dos dentes. Depois desse processo, o dente precisa ser reconstruído: é a etapa que chamamos de obturação ou restauração.

A obturação é feita com material específico, que pode ser porcelana ou resina composta, dependendo da extensão da cárie e das condições do paciente, pois a porcelana tem um custo mais elevado.

O objetivo da obturação é devolver ao dente afetado suas funções estéticas e mastigatórias, além de evitar infiltrações que gerem ainda mais transtornos para o paciente.

É possível fazer o tratamento sem sentir dor?

Na realidade, o tratamento para cáries é indolor, pois o cirurgião-dentista aplica anestesia para que o paciente não sinta dor. No entanto, a aplicação da anestesia é um processo que incomoda bastante o paciente. Por incrível que pareça, ainda há pessoas que sentem medo de agulha.

A boa notícia é que já existe a opção de o paciente fazer um tratamento para cáries sem a necessidade da anestesia e da broca. Estamos nos referindo a um produto novo no mercado, que ainda não é utilizado na maior parte dos consultórios e clínicas.

Trata-se de um gel para remover cáries. O produto é muito moderno e sua eficácia já foi comprovada. Ele foi desenvolvido a partir da papaína, que é uma substância presente nas folhas e no fruto do mamoeiro.

Como esse gel remove as cáries?

Para fazer a remoção da cárie, basta que o dentista aplique o produto sobre a parte do dente que está deteriorada. O produto age diretamente na infecção, amolecendo o tecido deteriorado.

Após dois minutos que ele é aplicado, o dentista remove a cárie com a ajuda de um instrumento chamado “colher de dentista”, que é semelhante a uma pazinha. No entanto, essa técnica não visa substituir definitivamente o uso do motorzinho, pois dependendo do caso é preciso utilizar os dois métodos.

Quais os benefícios dessa nova técnica para os pacientes?

Quando um paciente passa pelo tratamento convencional, ele fica algumas horas com a boca dormente, devido ao uso da anestesia. Com o gel, não há esse desconforto, já que não há necessidade da aplicação de anestésicos. Além disso, o tratamento é bem mais rápido, limpo e prático.

Para crianças, essa técnica ainda é mais benéfica, pois são elas que mais temem a cadeira do dentista e o principal receio delas é sentir dor. Apresentar a elas a opção de tratar o dente cariado apenas com um gel vai deixá-las muito mais seguras e abertas para o tratamento.

Como evitar o aparecimento de cáries?

Embora o tratamento para remoção de cáries seja simples e rápido, principalmente com o uso do gel, a prevenção ainda é a maneira mais adequada de manter os dentes fortes e saudáveis.

Para evitar o problema, é importante que o paciente adote bons hábitos de higiene, escovando os dentes pelo menos 3 vezes ao dia e usando o fio dental regularmente. Evitar o consumo excessivo de açúcar e alimentos açucarados também ajuda a manter os dentes livres da cárie e outras doenças.

No mais, você deve visitar seu dentista periodicamente para realizar um check-up e procedimentos de rotina e verificar se está tudo em ordem com seu sorriso.

Vale ressaltar que é importante procurar por profissionais de confiança, principalmente quando a cárie já está instalada em um ou mais dentes. Isso porque o dentista vai realizar os exames necessários para, enfim, chegar a um diagnóstico e propor a solução mais adequada para cada caso.

Como você viu, é perfeitamente possível fazer um tratamento para cárie sem o mínimo incômodo e ainda ter o benefício de ficar menos tempo na cadeira do dentista.

Gostou do post e quer saber mais sobre o tratamento de cáries com o uso do gel? Entre em contato conosco! Teremos prazer em atendê-lo!