Aparelhos dentários: veja as principais características de cada tipo

Atualmente, é possível encontrar os mais variados tipos de aparelhos dentários no mercado para diferentes perfis e indicações, que vão desde apinhamentos simples dos dentes até problemas de sono. Já ficou na dúvida sobre qual o melhor tipo de aparelho ortodôntico e como escolher o mais indicado para o seu caso?

Para ajudar você a entender melhor sobre o assunto, listamos detalhadamente as principais características de cada tipo de aparelho disponível para a correção dos dentes. Confira na leitura a seguir.

Aparelho metálico convencional

Esse é o tipo mais comum de aparelho utilizado e apresenta uma excelente eficácia para a grande maioria dos problemas dentários. Sua estrutura é composta por bráquetes metálicos, fio, bandas ou tubos e utiliza ligaduras elásticas (as famosas borrachinhas coloridas).

É um aparelho resistente e que permite um fácil acompanhamento e controle das correções pelo dentista. Seus cuidados requerem a colaboração constante do paciente para garantir uma boa higienização, pois o aparelho apresenta muitas partes em que os alimentos podem se prender.

Sua principal desvantagem, porém, é o baixo apelo estético por se tratar de um aparelho de metal. Contudo, devido à evolução da tecnologia, os bráquetes metálicos vêm sendo confeccionados em tamanhos cada vez menores para atender o público que busca opções mais delicadas e discretas.

Devido à grande opção de cores dos elásticos, esse tipo de aparelho é a escolha da maioria dos jovens — apesar de, por vezes vezes, desagradar os adultos.

Aparelho de porcelana convencional

Uma opção mais discreta, os aparelhos estéticos apresentam os mesmos componentes dos aparelhos metálicos. Contudo, sua diferença fica na composição dos materiais utilizados. Essa opção pode ser confeccionada em materiais como a cerâmica, a safira e, principalmente, a porcelana.

A vantagem desse tipo de material é a estética. Pelo fato de suas peças serem brancas ou transparentes, o aparelho se torna mais discreto e fica quase imperceptível. Também é possível optar pelo fio estético, coberto por uma fina camada de teflon, que fica da mesma cor dos dentes, deixando o aparelho ainda mais translúcido.

Os aparelhos de porcelana ou safira não amarelam com o tempo e se mantêm transparentes até o fim do tratamento. Porém, quem utiliza ligaduras elásticas deve evitar o consumo de alimentos com corante para evitar o amarelamento das borrachinhas.

Quanto às funcionalidades, os aparelhos estéticos podem ser utilizados em todos os casos em que seria indicado o uso do aparelho metálico convencional. Sua desvantagem, entretanto, fica no valor (mais elevado do que o aparelho metálico) e na resistência dos materiais, que exigem maior cuidado.

Aparelho autoligado

O aparelho autoligado pode ser confeccionado tanto em metal quanto em porcelana. Esse tipo de aparelho dispensa o uso das borrachinhas, já que o fio utilizado para a movimentação do aparelho é preso diretamente ao bráquete por meio de um mecanismo de pressão.

Esse tipo de aparelho possibilita uma melhor higiene, pois o acúmulo de placa bacteriana e sujeira é menor no metal puro do que nas ligaduras elásticas. Além disso, o tratamento se torna menos dolorido e mais confortável devido ao menor atrito, permitindo o uso de forças mais leves para a movimentação dos dentes.

O aparelho autoligado pode, ainda, possibilitar maior expansão do arco, gerando uma melhor acomodação dos dentes e evitando extrações e cirurgias. Os resultados também podem ser mais rápidos e as visitas ao dentista mais espaçadas, tornando-se uma boa opção para quem tem uma agenda atribulada.

Existem dois tipos de sistemas disponíveis nesse tipo de aparelho: o passivo e o interativo. O primeiro apresenta um sistema de fechamento de clip na canaleta do bráquete que não exerce pressão no fio ortodôntico, apresentando um melhor desempenho no deslizamento dentário, mas um pior controle de rotação e inclinação dos dentes.

Já os sistemas interativos apresentam um ponto de contato com os fios de maior calibre que podem ou não pressionar o arco. Os dois tipos são eficientes e o dentista poderá recomendar qual o mais indicado para cada caso.

Outros tipos de aparelhos dentários

Além dos três principais tipos de aparelhos que citamos acima, também é possível encontrar opções como os aparelhos linguais, também conhecidos como aparelhos invisíveis. Esse tipo de aparelho é colado na superfície interna dos dentes e utiliza as mesmas borrachas e outros componentes das opções convencionais.

Sua vantagem é o forte apelo estético, pois ficam completamente invisíveis, sendo uma excelente opção para quem trabalha com a imagem, como atores e repórteres. Sua higienização, no entanto, é mais crítica do que os demais aparelhos e exige maiores cuidados.

Outra opção que vem se tornando a escolha de muitos pacientes são os alinhadores estéticos, que são placas transparentes confeccionadas, geralmente, em silicone ou acetato, materiais derivados do plástico. Esses alinhadores são feitos de forma personalizada com o auxílio de um software e ficam praticamente invisíveis.

Além disso, eles são mais confortáveis, apresentam fácil encaixe e podem ser retirados durante a alimentação, facilitando, assim, a higienização dos dentes. O método, contudo, não é indicado para todos os tipos de tratamento.

É importante destacar que todos os tipos de aparelhos ortodônticos citados apresentam grande eficácia e trazem resultados positivos no tratamento de problemas dentários. Contudo, é preciso a colaboração constante do paciente para priorizar os cuidados de higienização, visto que qualquer dispositivo acoplado à cavidade bucal resulta em um acúmulo de resíduos e placa bacteriana. Negligenciar esses cuidados, portanto, pode dificultar o bom andamento do tratamento.

A escolha do tipo de aparelho mais indicado deve ser realizada de acordo com um diagnóstico detalhado do cirurgião dentista e respeitando as necessidades do paciente. É importante conversar com seu dentista e explicar quais as suas expectativas durante o tratamento. No caso de não se sentir confortável com o aparelho metálico, as opções estéticas devem ser avaliadas.

Agora que você já conheceu os diversos tipos de aparelhos dentários, você não tem mais desculpas para adiar o tratamento: a Odonto Company conta com profissionais altamente qualificados e toda a tecnologia necessária para atender você na busca pelo sorriso perfeito. Entre em contato conosco e agende agora mesmo a sua visita na clínica mais perto de você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.