PLÁSTICA GENGIVAL: O QUE É, COMO FUNCIONA E QUAIS OS BENEFÍCIOS

Quando pensamos na estética do sorriso, logo vem à mente dentes mais claros e alinhados. Contudo, essa harmonia pode ficar completa com a correção de tamanho (excesso ou retração) ou contorno da gengiva. Isso mesmo! A plástica gengival pode transformar a aparência do indivíduo.

É uma cirurgia de pequeno porte, que vai promover a harmonia do rosto, além de trazer benefícios também para a autoestima. As imperfeições na gengiva podem ser de origem genética, decorrente do uso de medicamentos ou alterações hormonais ou ainda por conta de problemas bucais — como erosão dentária, má oclusão, periodontite e bruxismo.

Quer entender melhor o que é a plástica gengival, como funciona, indicações e cuidados no pré e pós-operatório? Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas.

O que é plástica gengival?

É um procedimento cirúrgico preciso e delicado — realizado no consultório do dentista — que tem como objetivo fazer correções no tecido gengival.

Com a técnica, o profissional consegue modificar o tamanho, desalinhamento, contorno e até mesmo a espessura da gengiva. A ideia é deixar a região com uma aparência mais natural, o que vai contribuir para a beleza do sorriso.

Muitas celebridades conseguiram transformar o visual com a realização da plástica gengival — é o caso da atriz Glória Pires e do jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho. A técnica é realizada pelo periodontista, ou seja, o dentista especializado em tratamentos da gengiva.

Em quais casos a técnica é indicada?

A plástica gengival é indicada para pessoas que se sentem incomodadas com a gengiva e, assim, ficam com vergonha de sorrir ou até conversar, o que pode atrapalhar o convívio social. São casos de:

  • gengiva em excesso (hipertrofia gengival) — o tecido chega a recobrir uma parte dos dentes e, assim, fica bastante visível quando o indivíduo sorri. Não é à toa que é conhecido como sorriso gengival;
  • retração gengival — a gengiva é muito pequena, deixando as raízes dos dentes expostas e os dentes mais alongados. É uma condição que pode contribuir, inclusive, para a sensibilidade dental;
  • contorno irregular da gengiva — o traçado da gengiva é irregular, o que dá a impressão de que alguns dentes são maiores que os outros;
  • gengiva escura ou acinzentada — por uso de próteses ou tratamento de canal, por exemplo;
  • gengivas com manchas que interferem na beleza do sorriso.

Etapa prévia de outros tratamentos estéticos

A técnica é também muito utilizada como uma etapa anterior a outros tratamentos odontológicos estéticos — como os de colocação de lentes de contato dental ou facetas de porcelana. Isso porque o sucesso desses procedimentos vai depender das correções de imperfeições na gengiva.

Para quem a cirurgia é contraindicada?

Se você pretende modificar o aspecto da gengiva deve, em primeiro lugar, procurar um profissional especializado, que fará uma avaliação clínica completa e saberá se a técnica é ou não indicada para o seu caso. Confira a seguir para quem a cirurgia é contraindicada:

  • grávidas;
  • fumantes;
  • pacientes com hipertensão ou diabetes descontrolada;
  • pacientes com problemas de coagulação.

Além disso, o paciente não deve ter nenhum problema de saúde bucal — como gengivite ou cárie — para fazer a plástica gengival. Nessas condições, o dentista precisa fazer os tratamentos antes da cirurgia.

Como funciona?

Trata-se de uma cirurgia de pequeno porte — dura de 30 minutos a 2 horas — em que o paciente recebe anestesia local. Para realizar a plástica gengival, existem diferentes técnicas — que vão depender do problema a ser corrigido. De forma geral, o cirurgião-dentista realiza um deslocamento suave do tecido gengival com o uso de um bisturi, posicionando-o para baixo ou para cima.

Veja abaixo as técnicas utilizadas:

  • gengivoplastia — é o procedimento mais simples, em que o profissional faz o recorte e reconstrução do contorno do tecido gengival, deixando-o mais estético;
  • gengivectomia — é uma cirurgia mais complexa, em que o excesso da gengiva é removido, mas é preciso também trabalhar nos ossos e ligamentos periodontais;
  • reposicionamento da margem gengival — para casos de retração gengival. O profissional faz uso de um enxerto (retirado do palato) para recobrir as raízes dos dentes, direcionando a margem da gengiva para uma posição mais harmônica.

Quais os cuidados necessários no pré e pós-operatório?

Para fazer a plástica gengival, são necessários alguns cuidados antes e depois da cirurgia para que a técnica seja realizada com segurança, a recuperação do paciente seja tranquila e a cicatrização ocorra de forma mais rápida. Acompanhe, a seguir, o que precisa ser feito em cada etapa.

Pré-operatório

  • anamnese, etapa em que o dentista conversa com o paciente para conhecer sua queixa, seus hábitos, saber o que espera do tratamento e para entender melhor sua condição de saúde, verificando, dessa forma, se há ou não indicação do procedimento;
  • exame clínico;
  • tratamentos para eliminar problemas de saúde bucal, como placa bacteriana e cárie;
  • utilização de medicamentos prescritos pelo dentista.

Pós-operatório

  • tomar a medicação prescrita pelo cirurgião-dentista;
  • realizar bochechos com a medicação indicada;
  • não consumir alimentos sólidos e quentes. Dar preferência para opções líquidas, cremosas ou pastosas mornas ou frias;
  • realizar compressas frias na região para prevenir inchaços;
  • não realizar atividades físicas;
  • não se expor ao sol;
  • evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • no momento da higienização bucal, não passar a escova na região operada;
  • evitar conversar demais, principalmente nas primeiras 48 horas após o procedimento.

Quais os benefícios do procedimento?

A plástica gengival vai promover uma pequena correção no tecido gengival, mas que fará uma enorme diferença na face e no sorriso. Assim, é uma cirurgia que vai trazer ganhos para a aparência do indivíduo, transmitindo mais confiança, o que vai elevar sua autoestima.

Dessa forma, a pessoa pode sorrir ou conversar sem ter vergonha de uma gengiva grande ou dentes alongados e essa segurança vai trazer benefícios para sua vida social e profissional.

Viu só como a plástica gengival pode transformar o sorriso ao corrigir imperfeições na gengiva? É uma técnica rápida, segura e que apresenta ótimos resultados desde que o paciente procure uma clínica especializada.

Gostou do nosso post? Quer transformar o visual, modificando o aspecto da sua gengiva? Entre em contato com a Odonto Company, conheça as técnicas indicadas para o seu caso e descubra como é fácil ter um sorriso mais bonito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.